5 dicas para você conseguir um estágio na área de tecnologia

6 minutos para ler

O mundo está passando por uma revolução em termos de inovações. Conseguimos acelerar o desenvolvimento das máquinas e sistemas de informações de um modo nunca visto antes. E isso, sem dúvidas, tem atraído profissionais interessados em fazer parte desse processo. Uma das formas de começar, é por meio de um estágio em tecnologia, que possibilite colocar em prática o aprendizado teórico adquirido na universidade.

Pensando nisso, preparamos este artigo com algumas informações muito importantes para quem busca um estágio em tecnologia. Aqui você poderá entender quais são os principais diferenciais que deve procurar antes de correr atrás de uma oportunidade como essa. Fique ligado!

1. Busque adquirir conhecimentos

Conseguir um estágio na área de tecnologia nas principais empresas não é tarefa fácil. Eles buscam sempre por candidatos com alto potencial e que se destaquem perante os demais. Por isso, é importante você se capacitar o máximo que puder antes de partir para essa empreitada.

É preciso estabelecer bases sólidas de conhecimento, especialmente em relação às questões técnicas. Para isso, você deve estar atento às evoluções e novidades do mercado, tentando aprender aquilo que as organizações realmente estão demandando para melhorar seus processos.

Durante a faculdade, sua principal prioridade deve ser solidificar suas habilidades matemáticas. Não importa qual seja o seu curso: Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas da Informação, TI ou Desenvolvimento de Sistemas. Todos esses cursos dependem muito dessa ciência, em relação ao cálculo de probabilidades, lógica e teorias numéricas. Sem essa competência estabelecida, você terá dificuldades para passar em testes teóricos.

Caso já esteja confiante nesse quesito, continue evoluindo em seu aprendizado. Faça cursos on-line, aprenda no YouTube. Você pode adquirir amplo conhecimento sobre diversas linguagens ou até mesmo se especializar em uma delas. Os especialistas costumam ser bastante requeridos, mas é importante ficar atento para que as técnicas que você domina não se tornem obsoletas.

2. Se engaje em projetos

No início, é natural que seu currículo não tenha informações relevantes. Sendo assim, você precisa iniciar sua trajetória. A melhor forma de fazer isso, é se envolvendo em projetos. Pode ser alguma parceria com um professor, um trabalho freelancer ou a participação em voluntariado.

O importante é achar um meio para começar a desenvolver o que você sabe. Aprender a iniciar e finalizar atividades é algo muito importante na vida profissional. Lidar com o escopo, prazo e custos é fundamental, pois diversas iniciativas na área de tecnologia são constituídas por meio de projetos e não de processos.

Procure, no início, participar de projetos mais curtos de um ou dois meses. Observe as estruturas de dados consideradas, os algoritmos, as linguagens e as soluções de design. Isso pode fazer toda a diferença nas suas escolhas posteriormente, pois você terá familiaridade para entender quais são suas preferências e quais atividades não gosta muito de fazer.

Uma ótima opção é começar construindo o seu próprio site pessoal. Esse é um projeto que já permitirá com que você esteja em contato com diversas questões básicas relacionadas ao HTML, CSS e outras formas de Script que venha eventualmente utilizar.

3. Participe de Hackthons

Hackathon, termo utilizado para se referir a uma “maratona de programação”, é um tipo de evento produzido por empresas reunindo programadores, desenvolvedores, designers e outras partes interessadas em suas áreas de tecnologia.

Normalmente, as instituições estimulam a formação de equipes e propõem desafios que devem ser superados por esses times em um curtíssimo prazo. Os eventos duram dois ou três dias, sem pausas, num esquema de imersão. Ao final, os participantes apresentam suas soluções e há premiação.

Além do que foi construído por cada equipe, e que pode ajudar as empresas a resolverem problemas reais de seu dia a dia, nesse tipo de evento sempre há profissionais de RH avaliando a forma de trabalhar dos participantes, com o intuito de prospectar talentos. É uma ótima oportunidade para chamar a atenção e receber um convite sem ter que participar de um processo de seleção convencional.

4. Conte com o apoio da Newik

A Newik é uma empresa que oferece soluções inovadoras para processos de recrutamento e seleção. Oferece todo o suporte digital, e permite a realização de diversas etapas on-line. Por prestar serviço para diversas instituições importantes, você sempre poderá encontrar vagas disponíveis no site.

Além disso, ao participar de um processo conduzido pela Newik, você poderá ter acesso aos feedbacks em todas as fases da seleção. Isso é muito importante para ajudar no autoconhecimento, permitindo identificar quais são os pontos nos quais você deve investir para melhorar.

5. Esteja preparado para as entrevistas

As questões normalmente abordadas nas entrevistas de estágio em tecnologia podem ser separadas em comportamentais e técnicas. Você precisa começar a praticar as duas com alguma antecedência antes de se aplicar nos processos.

O objetivo das perguntas comportamentais é descobrir mais sobre seu histórico pessoal, entender seu perfil e verificar se você realmente fez o que disse em seu currículo. É importante falar com clareza e firmeza, demonstrando um forte interesse em ingressar nos quadros da empresa.

“Conte-me sobre você” é a pergunta comportamental mais comum, e você precisa se sair muito bem ao respondê-la. Não hesite, nem vacile. Se não souber responder sobre si mesmo, o que mais poderia saber? É preciso despertar o interesse do recrutador por você, então esteja preparado para dar a melhor resposta possível.

Nas entrevistas para estágio, o avaliador também está preocupado em entender como se dá o seu relacionamento com a liderança. É importante demonstrar, por meio de fatos e dados, que você tem facilidade para compartilhar, além de respeito e comprometimento com as tarefas que forem solicitadas.

Na parte técnica, é comum a aplicação de testes, como dissemos anteriormente. Isso pode ser feito on-line, mas eventualmente o gestor pode pedir para que você resolva um problema ou crie algo presencialmente.

Se você tem os conhecimentos para tal, então só precisa se concentrar para executar de maneira tranquila. O nervosismo atrapalha muito. Quantas pessoas não saem de entrevistas dizendo “eu sabia fazer, mas na hora congelei”?

Iniciar em um estágio de tecnologia é um grande desafio. Você precisa estar atento ao que está acontecendo no mundo, estudar bastante e se preparar para os processos de seleção. Dessa forma, você conseguirá alcançar o objetivo de ingressar em uma grande empresa e desenvolver suas competências de modo a construir sua carreira.

E então? Agora que você já está por dentro de como conseguir estágio na área de tecnologia, que tal assinar nossa newsletter para não perder nenhum de nossos conteúdos? Será um prazer contar com você por aqui!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-