7 dicas para ter sucesso em sua primeira entrevista de estágio

6 minutos para ler

Você buscou as melhores vagas, se inscreveu, passou nos testes iniciais e agora tem uma entrevista de estágio marcada! Assim, você está apenas a alguns passos de conseguir sua oportunidade. O que fazer então?

Sabemos que processos seletivos de estágios deixam muitos jovens apreensivos. Isso é comum, porém, você pode levar em conta as dicas que daremos neste artigo para obter sucesso.

Quer impressionar o recrutador? Então continue a leitura e descubra 7 formas de ter sucesso em sua primeira entrevista de estágio!

1. Saiba como funcionam os processos seletivos de estágio

A entrevista é uma das etapas finais do recrutamento para uma vaga de estágio. É importante ter em mente que os processos seletivos estão cada vez mais complexos, já que a demanda de candidatos é muito grande e as empresas precisam filtrar os melhores talentos.

Antes de conversas frente a frente com o gestor da empresa ou o recrutador, geralmente o candidato precisa enviar seu currículo ou cadastrá-lo em ambiente online. Depois, ele passa por testes, que também podem ser aplicados presencialmente ou por meio de alguma plataforma digital online.

Após obter um bom desempenho nas etapas anteriores, a pessoa é convocada para uma entrevista.

2. Estude sobre a empresa

Muitas pessoas que querem uma vaga de estágio se candidatam para diferentes empresas sem conhecer a fundo nenhuma delas. Assim, na hora de uma entrevista, elas acabam “caindo de paraquedas” na situação e isso pode se tornar constrangedor.

Por isso, é fundamental chegar para a entrevista de estágio com um bom conhecimento daquela organização. Entre as coisas que você pode pesquisar estão:

  • história da empresa, como ela começou e há quantos anos atua;
  • área de atuação no mercado, o que vende e a performance que tem;
  • quais são os principais valores que a organização tem em sua cultura;
  • quantos funcionários emprega e em quais áreas;
  • novos produtos ou serviços que a empresa tenha acabado de lançar;
  • quem são os CEOs da corporação, seus nomes, área de formação e idade;

3. Entenda o tipo de entrevista que empresa adota

Atualmente, as organizações usam dois modelos diferentes de entrevista. Descubra qual será o adotado no seu caso e entenda melhor como funciona.

Pessoalmente

Nesse modelo, o candidato vai até a sede da empresa em dia e hora marcados. Em alguns casos, ele é apresentado aos profissionais do local e recebe um “tour” guiado pelo próprio recrutador. Assim pode conhecer um pouco do ambiente e aproveitar para ficar um pouco mais relaxado.

Em seguida, o jovem profissional é levado até uma sala onde terá uma conversa franca com o recrutador. O bate-papo pode durar entre 15 e 30 minutos e é possível que o futuro superior também se apresente e faça algumas perguntas.

Por vídeo

É cada vez mais comum que a etapa de entrevistas também seja realizada em ambiente online por vídeo. Afinal, já lidamos diariamente com diversas ferramentas tecnológicas que possibilitam isso.

Fazer a entrevista de estágio por vídeo é uma vantagem se a empresa fica distante. Assim, o candidato não precisa viajar ou se mudar antes de saber se vai conseguir a vaga.

4. Estude sobre a vaga

Você sabe que vai fazer uma entrevista de estágio, mas será que sabe exatamente para o que estão te contratando? Essa é uma informação importante e não saber isso pode mostrar que a pessoa está perdida ou desinteressada.

Para descobrir mais informações sobre a vaga a que você está concorrendo, reveja o texto da divulgação ou a página do processo seletivo.

Estudar sobre a vaga vai permitir que você fale de suas características que te farão ter um bom desempenho durante o período de estágio.

5. Liste suas características positivas

Ter seu currículo mentalizado e na ponta da língua é fundamental para se destacar na entrevista. Você pode falar com detalhes sobre as experiências que já teve em sua área de atuação, sejam elas profissionais ou acadêmicas.

Vale falar sobre seus principais aprendizados e de quais disciplinas gostou de fazer na faculdade, além de citar congressos e palestras dos quais participou. Se você tem alguma vivência internacional, não deixe de falar sobre o que aprendeu e como conhecer outra cultura foi enriquecedor.

Tenha em mente também suas principais qualidades e os pontos fortes da sua personalidade. Vale citar, por exemplo, facilidade de relacionamento, criatividade, proatividade, adaptabilidade e resiliência. No entanto, é importante ser sempre verdadeiro sobre suas características.

6. Tenha postura profissional

Demonstrar que você tem uma postura profissional é muito importante para o sucesso da sua entrevista de estágio. Afinal, mesmo que as organizações contratem pessoas jovens, elas esperam maturidade e seriedade para o trabalho que será feito.

Dessa forma, você deve mostrar que se comporta de forma profissional tanto durante a entrevista, com roupas e linguajar adequados, quanto em suas redes sociais. Por isso, tente rever suas publicações e ter senso crítico do que pode parecer inapropriado aos olhos de um recrutador.

Saiba que as redes sociais dos candidatos são constantemente observadas pelas empresas. Isso porque quem é contratado acaba fazendo parte da imagem externa que a corporação precisa manter diante da sociedade.

7. Saiba o que não falar

Por fim, para se preparar para uma entrevista de estágio, também é importante saber o que não falar para os recrutadores. Veja alguns exemplos:

  • mentiras sobre suas experiências, seu nível de inglês ou sua vida pessoal;
  • que não tem vontade de continuar na empresa após o estágio ou que está buscando estágio apenas para cumprir com obrigações da faculdade;
  • que não lembra nenhuma de suas qualidades ou que não tem nenhuma;
  • que não gosta de acordar cedo ou costuma ter muita preguiça;
  • que não gosta da faculdade que está cursando;
  • que não sabe nada da empresa ou que acha que a empresa não é boa.

Além de tudo isso, chegar com atraso ou sem estar propriamente arrumado pode ser um fator contra você. Caso a entrevista seja por vídeo, é importante também conferir a conexão da internet, o barulho do local e o cenário que estará por trás em sua webcam. Um quarto completamente bagunçado, por exemplo, pode causar má impressão.

E agora, você se sente mais confiante para fazer sua primeira entrevista de estágio? Esperamos que sim! Nosso desejo é que essas dicas ajudem você a ter um excelente desempenho e impressionar o recrutador.

Quer acompanhar mais dicas e vagas sobre processos seletivos de estágio? Então siga a Newik no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-