Afinal, como conciliar estágio e faculdade?

6 minutos para ler

Após alguns semestres na graduação, é comum que os estudantes se encontrem em um novo desafio: o estágio. Nesse momento, as disciplinas que ainda faltam para completar o curso precisam ser encaradas com certo cuidado, já que a ideia não é se ver imerso em matéria acumulada e obrigações em atraso. Então, como conciliar estágio e faculdade?

O desafio de viver uma dupla rotina de compromissos, responsabilidades e deslocamentos pode causar receio para quem vai estagiar pela primeira vez. Neste texto, queremos mostrar que existe, sim, uma forma de harmonizar estudo e trabalho, sem comprometer um ou outro. Acompanhe a leitura para entender como!

Por que estagiar é importante?

O estágio é uma das etapas mais importantes da vida acadêmica, afinal, é o momento de colocar em prática o que foi aprendido na universidade desde o primeiro semestre. Para algumas pessoas, esse é o primeiro contato com o mercado de trabalho, o que implica em uma experiência nova e muito enriquecedora.

Estagiar é dar um passo à frente na sua carreira profissional, já que as portas de contratação podem se abrir a partir disso. É no estágio que universitários conhecem profissionais da área, entendem melhor os aspectos da profissão, fazem networking e se ambientam em uma grande empresa.

Além do mais, em muitas instituições, a prática profissional no estágio é um dos critérios para receber o diploma no final do curso.

Por que vale a pena conciliar estágio e faculdade?

Um erro que muitos estudantes cometem quando começam a estagiar é colocar a faculdade em segundo plano. Com isso, as faltas aumentam e as notas caem. Muitos chegam a desanimar com as aulas, imaginando que já adquiriram um lugar garantido na empresa depois da graduação.

Da mesma maneira, quem conquista um estágio, mas negligencias as novas responsabilidades no dia a dia corporativo, causa uma má impressão aos superiores e diminui as chances de uma contratação futura. Esse não é o melhor jeito de começar no mercado, concorda?

Uma experiência não desvaloriza a outra; na verdade, elas devem ser encaradas como atividades complementares. Lembre-se de que, se você passou pela entrevista de estágio, é porque se permitiu a encarar as responsabilidades à frente.

Ter maturidade e resiliência são fatores importantes para quem vai estagiar pela primeira vez. Essas competências permitem que o estudante crie uma rotina balanceada, tendo sucesso ao conciliar estágio e faculdade.

Por isso, é recomendado encarar a dupla jornada de estágio e faculdade somente depois de alguns períodos. Muitas empresas exigem que o candidato tenha os dois ou três primeiros períodos já cursados. Isso acontece porque se espera que nesse momento o estudante já tenha adquirido uma boa base de conhecimentos acadêmicos relativos ao curso.

Como ter sucesso em ambas as áreas?

Sabemos que esse tema causa receio em muitas pessoas, mas saiba que existem simples atitudes que facilitam a vida de quem vai começar a fazer estágio e faculdade ao mesmo tempo. Acompanhe!

Faça um planejamento

Um bom planejamento é o pontapé para essa nova fase da vida. Ele deve ser feito desde o momento em que você começa a buscar uma vaga de estágio.

Afinal, é fundamental saber se o horário de trabalho não entrará em conflito com o das aulas, se os deslocamentos podem acabar te atrasando e se, durante a rotina, vai sobrar tempo para estudar para provas e atividade do curso.

Se você estuda no turno da manhã ou da tarde, pode cogitar migrar para o turno da noite. Dessa forma, será possível encontrar mais vagas de estágio e não corre o risco de comprometer as aulas.

Priorize estágios na sua área

Na hora de buscar por uma oportunidade de estágio, procure ao máximo seguir para a área de mais interesse dentro da sua profissão. Estagiar em um meio qualificado e atrativo vai manter você com motivação para encarar a dupla jornada.

Ao conseguir atuar com o que gosta, você colocará em prática o que tem aprendido na faculdade e, na sala de aula, vai levar as experiências do mercado para enriquecer as discussões com professores e colegas de classe.

Estabeleça um cronograma

Para não comprometer os seus estudos durante o período de estágio, o ideal é criar um cronograma para sua rotina, no qual devem ser divididos os horários de aulas, estudos e trabalho.

Considere fazer um plano de estudos. Nele, em cada dia da semana, você se dedica a repassar uma das matérias da faculdade ou estudar para provas. Esse esquema é bem melhor que estudar tudo na última hora ou durante o tempo de estágio.

Tenha sempre por perto um calendário mais amplo, no qual você consiga anotar datas importantes relacionadas a provas, entrega de atividades etc.

Não se esqueça de separar tempo para lazer e descanso! Fazer isso é importante para o seu bem-estar e influencia diretamente o seu desempenho como profissional e aluno.

Mantenha as tarefas em dia

A procrastinação é uma das grandes vilãs da rotina de quem precisa fazer estágio e faculdade ao mesmo tempo. Nossa dica é que você não deixe para depois o que pode fazer logo!

Respeitando seu cronograma e plano de aulas, você não deixa de se divertir nos dias que designou para tal, se estressa bem menos e não compromete o bom desempenho em provas.

Outra dica é otimizar o seu tempo. Sabe aquele deslocamento no transporte público ou o horário vago entre uma aula e outra? Se você está conciliando estágio e faculdade, aproveite esses momentos para adiantar alguma pendência. Assim, você ganha mais um espaço livre na sua agenda!

Respeite os limites

É cada vez mais comuns jovens sofrendo de problemas como ansiedade e burnout. Isso acontece porque, nesse período da vida, em meio a responsabilidades profissionais e acadêmicas, muitos não respeitam os próprios limites do corpo e da mente.

Autoconhecimento é fundamental nesse momento. É preciso colocar a saúde física e mental em primeiro lugar. Em casos extremos, recorra a seus professores ou chefes e explique a sobrecarga. Buscar ajuda e compreensão é muito melhor do que extrapolar limites e comprometer o bem-estar.

Fazer estágio e faculdade ao mesmo tempo é uma necessidade da vida universitária e profissional. Porém, é uma etapa passageira e com certeza recompensadora, já que, após isso, você terá uma formação e contatos no mercado de trabalho. Esperamos que nossas dicas tenham ajudado a tornar essa experiência ainda melhor!

Quer saber mais sobre o universo dos estágios? Basta seguir a Newik no Facebook, Instagram e Linkedin para acompanhar nossas publicações.

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-