6 erros que você precisa evitar ao buscar um estágio

6 minutos para ler

O melhor a se fazer antes de buscar estágio é entender o que pode causar uma boa impressão e aumentar suas chances num futuro processo seletivo. Mas você já pensou que também existem erros que devem ser evitados?

Encontrar um estágio é um dos momentos mais importantes para os estudantes. Afinal, muitas vezes é nessa etapa que alguém tem início na vida profissional. Por isso, quanto mais dicas sobre oportunidades de vagas e candidaturas, melhor!

Adotar algumas posturas na procura de vagas pode aumentar as chances de conseguir uma experiência satisfatória. Gostou da ideia? Continue esta leitura e veja 6 atitudes que você precisa evitar se quer encontrar a vaga de estágio ideal.

1. Ter um currículo muito genérico e nada objetivo

Montar um currículo para estágio é um desafio que requer muita atenção. Usar frases de efeito e chavões genéricos podem ser um fator contrário na hora da seleção, assim como não saber o que escrever e optar por “encher linguiça”.

Um currículo que chama a atenção dos recrutadores é objetivo, apresenta informações corretas e úteis sobre o candidato, além de explorar todos os pontos que podem contribuir para a sua atuação na empresa.

O currículo é seu documento como profissional e, na maioria das vezes, é o primeiro contato que a empresa vai ter com você. É fundamental passar a melhor impressão! Entre as dicas que podemos dar para você não errar no currículo, estão:

  • coloque os seus dados pessoais atualizados;
  • se for necessário enviar foto, escolha uma imagem sua com fundo neutro e roupas adequadas, mostrando apenas o rosto;
  • especifique a instituição de ensino que você frequenta, o período que está e o ano previsto para formação;
  • coloque apenas as experiências relacionadas a sua profissão;
  • evite clichés como “habilidade de comunicação” e “facilidade para trabalhar em equipe”; prefira outras competências socioemocionais da sua personalidade;
  • deixe claro que você está pleiteando um estágio na empresa.

2. Candidatar-se a uma vaga sem preencher aos requisitos

Outro erro que você não deve cometer na hora de buscar estágio é se candidatar a uma vaga para a qual você ainda não é apto.

Muitos fazem isso na expectativa de encontrar um recrutador que não se importa com a falta de capacitação dos candidatos à vaga da empresa. No entanto, uma situação assim é muito rara e o que acaba acontecendo é que o nome do jovem profissional fica “marcado” de forma negativa no RH da empresa.

Por isso, se uma vaga exige candidatos que estejam, pelo menos, no 6º período da universidade, e você ainda está no 4º, o melhor a fazer é buscar outra oportunidade de acordo com o seu perfil. O mesmo vale para pedidos em relação a nível de idiomas, conhecimento de softwares específicos ou experiência na área.

3. Não conhecer a empresa alvo da candidatura

Se você decidir se candidatar para uma vaga, certifique-se de que realmente tem interesse em trabalhar na empresa que está oferecendo a oportunidade. Enviar currículos para diversas empresas sem saber de sua atuação, seus líderes e perfis das pessoas que trabalham lá pode ser um verdadeiro problema.

Imagine receber o convite para uma entrevista de estágio e descobrir, apenas em frente ao recrutador, que não concorda com as políticas da organização ou que a vaga não tem a ver com seu perfil de profissional.

Para evitar esse tipo de erro, procure informações básicas sobre as empresas na hora de buscar estágio. Você pode visitar o site ou procurar alguém que atua nela para saber mais sobre o ritmo de trabalho e a imagem da marca. São informações que lhe darão um panorama satisfatório a respeito do funcionamento e posicionamentos da empresa.

4. Mentir no currículo

Um erro imperdoável na hora de buscar estágio é colocar dados que não são verdadeiros no currículo. Esse tipo de equívoco pode fazer você perder uma vaga e manchar a sua imagem como profissional.

Imagine ser confrontado numa entrevista em outra língua a qual você não compreende, mas que, no currículo, afirmou ser fluente?

Ainda que a sua experiência seja pouca ou que o seu nível de inglês ainda não seja avançado, por exemplo, o melhor a fazer é ser honesto e só afirmar aquilo que você pode provar aos recrutadores.

5. Enviar currículos sem nenhum foco

Muitos estudantes ficam ansiosos para conseguir logo uma vaga e, por isso, fazem diversas candidaturas. Mas “atirar para todos os lados” nem de longe é a melhor opção na hora de buscar estágio.

Antes de começar a busca pela sua experiência profissional, faça uma análise da área de atuação que você deseja seguir e do perfil de empresa onde você gostaria de atuar.

Depois disso, busque informações com professores e outros alunos sobre organizações com esse perfil e processos seletivos em aberto. Use também portais de vaga para encontrar oportunidades e faça um ranking com as vagas que mais atrativas.

Assim, você terá prioridades na hora de enviar seu currículo, aumentando as chances de atuar em um local que realmente vai proporcionar uma vivência profissional valiosa para sua carreira.

6. Negligenciar o uso da tecnologia

A tecnologia é uma grande aliada de quem está no processo de buscar estágio. Ignorar as diversas ferramentas e plataformas tecnológicas pode fazer você perder inúmeras oportunidades, principalmente porque grande parte das empresas recruta online atualmente.

Fique de olho em portais de vagas de estágios e sites de grandes empresas que costumam abrir processos seletivos. Não se esqueça de se atualizar sobre como funcionam os processos seletivos para estágio feitos exclusivamente pela internet. Você vai precisar fazer testes e entrevistas online e acompanhar sua candidatura.

Outra oportunidade que deve estar no seu radar são os programas de experiência imersiva para candidatos, que criam pontes entre os estudantes e as empresas que oferecem as melhores vagas do mercado.

Evitar esses erros na hora de buscar estágio vai aumentar suas chances de conseguir uma oportunidade de ouro para sua carreira. Por isso, não deixe de seguir nossas dicas!

Quer mergulhar no universo das grandes empresas? A Newik convida você a viver uma experiência diferenciada numa de nossas expedições universitárias. Inscreva-se em nosso site e participe!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-