Como conseguir uma vaga de trainee?

6 minutos para ler

Quase todo universitário tem um objetivo bem claro: conquistar uma vaga de trainee. É natural que seus esforços sejam orientados nesse sentido, afinal, essa é uma forma excelente de se iniciar uma carreira de sucesso em uma grande empresa.

Mas é preciso saber que a concorrência é grande e que os processos têm pontos que precisam ser levados em consideração pelos candidatos. Pensando nisso, preparamos este artigo para ajudar você a saber mais a respeito de como se preparar para alcançar a meta de se tornar um trainee em uma organização de renome!

O que é um trainee?

Trainee é um termo utilizado para nomear os participantes de um programa empresarial de desenvolvimento de profissionais que estão concluindo ou acabaram de concluir suas graduações.

Eles são absorvidos por empresas que apostam em seus potenciais e investem para que eles se formem na prática, envolvidos diretamente nos processos do negócio. Dessa forma, poderão futuramente ocupar posições de destaque na organização.

Usualmente, as empresas desenvolvem programas de trainee por períodos que vão de 6 meses a dois anos. Os trainees têm direito à remuneração e outros benefícios, como qualquer outro funcionário da empresa. É comum, inclusive, que os salários sejam elevados em comparação com outros cargos de entrada, já que as organizações têm total interesse em recrutar os melhores talentos.

Ao final do programa, normalmente há uma avaliação da performance para saber se o trainee será convidado a assumir um cargo de nível gerencial, tornando-se uma peça-chave, ou se pode ser absorvido, mas sem distinção. Também pode ser que haja o entendimento de que ele deve ser dispensado do quadro, por não atingir aquilo que se esperava.

O que fazer para alcançar uma vaga de trainee?

Muitas empresas em todo o mundo organizam programas de trainee. Desde grandes multinacionais até empresas de médio porte. Primeiramente, é preciso identificar o tipo de organização que você deseja buscar, de acordo com seus interesses e características de sua formação. A partir daí, é possível investir energia seguindo algumas dicas.

Faça uma avaliação da cultura e dos valores da empresa

É importante conhecer a empresa para a qual você está se candidatando e procurar saber qual é sua postura no mercado e o que ela valoriza. Afinal, os processos de trainee são demorados e dispendiosos. Esforçar-se para conseguir uma vaga e depois perceber que você não se alinha aos propósitos daquele negócio pode ser um grande problema.

Por isso, busque conhecer previamente as ações e motivações da empresa, de forma a se aplicar nos processos que tenham mais a ver com sua forma de pensar e agir.

Invista em autoconhecimento

Uma das chaves para se sair bem em qualquer processo de seleção — e nisso um programa de trainee não é diferente — é conhecer-se bem. Quando você está ciente de quais são seus pontos fortes e fraquezas, é possível trabalhar para conseguir sempre ressaltar suas virtudes e evoluir naquilo que ainda precisa ser desenvolvido.

Ter consciência sobre si mesmo é fundamental para progredir continuamente. Quando você sabe quais são suas dificuldades, pode se preparar adequadamente para que elas não fiquem evidentes.

Fique atento às divulgações e prazos

Cada empresa abre seu processo de trainee em determinada época, geralmente no início e no meio do ano. Algumas fazem processos anualmente, outras duas vezes em cada ciclo. Mas já que não há exatamente um padrão, é importante monitorar sempre as informações das organizações que você acha interessante para não perder os prazos de inscrição.

Reforce o seu networking

Muito embora as vagas de trainee sejam divulgadas pelas empresas, é notório que grande parte das oportunidades de trabalho hoje são preenchidas por indicações. Afinal, as organizações gostam de dar preferência a profissionais que são endossados por outros, o que proporciona uma camada a mais de confiança.

Sendo assim, pratique o networking sempre que possível. Esteja presente em eventos, cultive relacionamentos com aqueles que já atuam com sucesso no mercado e não deixe para procurar as pessoas apenas nos momentos de necessidade.

Prepare-se para as diferentes etapas

Os processos de seleção de trainee normalmente são extensos e compreendem diversas etapas. Além da tradicional avaliação de currículo, há testes de lógica, idiomas e cultura geral, por exemplo. Também há dinâmicas de grupo, painéis e entrevistas em diferentes situações.

Muitas vezes é uma empresa terceirizada que conduz as etapas iniciais e depois é feito um contato direto com o RH e com os gestores de área que tomarão a decisão final. Dessa forma, é importante estar atento a todas essas possibilidades para se preparar da melhor maneira e evitar surpresas.

Desenvolva suas competências ainda na faculdade

Os programas de trainee procuram profissionais com potencial diferenciado. Afinal, são pessoas que provavelmente ocuparão cargos de destaque no futuro. Já que há um grande investimento em cada um dos escolhidos, é de se esperar que as empresas busquem por pessoas que já demonstrem certas qualidades, mesmo que ainda estejam finalizando a graduação.

Portanto, se você deseja entrar em bons processos de trainee, não deve deixar tudo para a última hora. É possível se preparar desde o início do curso fazendo estágios, procurando entrar em uma empresa júnior, participando de ligas de negócios e projetos de extensão, por exemplo.

Também é interessante buscar conhecimentos paralelos, como o aprendizado de línguas. Se possível, avalie a possibilidade de fazer um intercâmbio, pois esse tipo de iniciativa ajuda não apenas no desenvolvimento de um idioma, mas também em outras skills comportamentais.

Tenha uma postura proativa durante o processo

Para entrar em um processo concorrido como costuma ser o trainee de uma empresa renomada, não basta aquilo que se aprendeu na faculdade. É preciso desenvolver a capacidade de relacionamento e de trabalho em equipe.

Também é essencial demonstrar traços de liderança, uma vez que o objetivo é que o profissional ascenda aos cargos mais altos na hierarquia. Ou seja, sempre que possível, demonstre seu real interesse pela vaga, fazendo perguntas aos recrutadores e deixando transparecer seu brilho nos olhos.

Hoje em dia, visando aumentar os índices de acerto nos programas, as empresas têm investido muito em tecnologia. Assim, elas conseguem agilizar os processos e também identificar melhor as características de interesse. Então, se você deseja conseguir uma vaga de trainee, deve estar atento a isso.

Empresas como a Newik desenvolvem programas customizados, permitindo aos seus clientes elaborar etapas on-line, que vão desde os testes até as entrevistas, o que reduz custos e otimiza as avaliações. É interessante que você conheça o funcionamento dessa plataforma para que assim possa se preparar melhor!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-