Como conseguir uma vaga estágio? Veja as melhores dicas!

6 minutos para ler

Estagiar é uma experiência tão importante que, em algumas áreas, pode ser o diferencial para a colocação em uma futura vaga de emprego. Entretanto, uma das grandes preocupações dos estudantes universitários é como conseguir estágio.

Para tanto, é preciso fazer mais do que efetuar cadastros e enviar currículos de forma indiscriminada. Antes, é fundamental estabelecer objetivos e ações para aumentar a probabilidade de contratação, tendo em vista a alta concorrência, principalmente nas empresas mais desejadas pelos candidatos.

Para ajudar você nesse processo, elaboramos um passo a passo com os principais aspectos que devem ser observados e o que pode ser feito para conseguir a vaga de estágio desejada. Acompanhe este mini guia e confira um bônus sobre o uso da tecnologia!

Defina o que realmente deseja

Enviar currículo ou se cadastrar em sites de empresas que pertençam a um segmento totalmente diferente da área pretendida só leva à perda de tempo e frustrações.

Dessa forma, o primeiro aspecto a ser observado é a definição de objetivos, já que para conseguir o estágio desejado é essencial buscar oportunidades que estejam alinhadas às metas profissionais.

Prepare um currículo adequado

O currículo é um cartão de visitas e muitas vezes o primeiro aspecto que os contratantes analisam. Portanto, ao encontrar uma vaga de estágio, é importante adequá-lo à empresa, pois currículos genéricos podem passar a impressão de que o candidato não sabe o que deseja.

Esse documento deve ser curto, claro e objetivo, pois quando mal elaborados têm grande possibilidade de serem descartados. As principais informações (além dos dados pessoais) que ele deve conter são:

  • objetivo profissional;
  • período e semestre que está cursando;
  • data que o curso será concluído;
  • habilidades;
  • competências;
  • atividades extracurriculares;
  • cursos complementares;
  • destaque para alguma disciplina que tenha obtido notas altas.

É fundamental manter o currículo atualizado e cadastrá-lo em plataformas online. Da mesma forma, é importante que o LinkedIn esteja sempre completo com as últimas experiências.

Planeje uma carta de apresentação

Essa é uma exigência cada vez mais frequente e necessária para o encaminhamento do currículo. Em geral, ela tem entre 150 e 500 palavras e resume o perfil do candidato.

Ela deve conter os pontos que normalmente são comentados em uma entrevista de emprego, como:

  • apresentação — quem você é;
  • motivo do interesse pela oportunidade ou pela empresa;
  • o que pode oferecer à organização;
  • como as suas experiências (habilidades e competências) podem contribuir;
  • algum aspecto que não conste no currículo.

Faça contatos na faculdade

Conhecer diversos profissionais com ideias e anseios semelhantes e adicioná-los à rede de relacionamentos é muito importante para conseguir uma vaga de estágio.

Além das redes sociais, a faculdade é um ambiente rico em potenciais contatos. Os professores, em geral, são profissionais que atuam no mercado e podem fazer excelentes indicações. Da mesma forma, os colegas de classe podem saber de alguma oportunidade.

Entretanto, para aumentar as possibilidades de indicações, é importante que demonstre bom desempenho, esforço e interesse nas aulas, já que o comportamento acadêmico pode ser entendido como um indicativo do perfil profissional.

Busque atividades extracurriculares

Em geral, é mais fácil para o aluno conseguir um estágio quando apresenta experiência prévia. E a melhor forma de adquiri-la é dentro do próprio ambiente de estudo. Para tanto, é interessante contatar professores e demonstrar interesse em Iniciação Científica.

É importante também avaliar outras possibilidades de atividades extracurriculares que podem ser desenvolvidas no início da faculdade, como AIESEC, empresa júnior, a participação em palestras e eventos, entre outros.

Participe de programas de imersão para conhecer as empresas

Os programas de imersão são cursos intensivos de decisão de carreira, voltados para jovens universitários e recém-formados. Por meio de uma capacitação intensa que, em geral, dura cerca de três dias, proporciona além de bate-papos, visitas a organizações e atividades práticas.

É uma oportunidade de conhecer o dia a dia de profissionais em diferentes áreas de atuação e explorar as principais possibilidades de trabalho.

Prepare-se para demonstrar habilidades e competências

Algumas habilidades e competências são muito valorizadas nas disputas por uma vaga de estágio. A adaptabilidade e a flexibilidade, por exemplo, são vistas pelas empresas como aspectos fundamentais, pois demonstram dedicação e aceitação em relação às atividades propostas.

Da mesma forma, o trabalho em equipe é uma característica muito bem vista, pois demonstra a capacidade de interação positiva com um grupo voltado a alcançar os mesmos objetivos.

Outros aspectos que normalmente são avaliados dizem respeito à inteligência emocional e à orientação interpessoal, que são capacidades relacionadas à autoconfiança, energia, determinação e bom humor na realização dos objetivos do grupo.

Bônus: use a tecnologia e saiba como conseguir estágio

A tecnologia favorece cada vez mais quem está à procura de um estágio, pois possibilita o cadastro em sites de empresas especializadas, como a Newik, que atua no desenvolvimento de jovens talentos.

Tendo como pano de fundo a inclusão social, a empresa trabalha com os seguintes objetivos:

  • estimular a carreira;
  • promover o contato com diferentes setores;
  • propiciar uma experiência real de trabalho;
  • ampliar o conhecimento teórico e a reflexão da sua relação com a prática.

Para tanto, ela desenvolve um programa, no qual realiza uma seleção de alto nível com base nas habilidades e competências determinadas pelo RH de empresas.

O programa também permite a sua customização de acordo com as necessidades de cada projeto, que pode incluir:

  • possibilidade de candidatar-se pelo celular em menos de 1 minuto;
  • aplicação de testes e entrevistas digitais — por meio de vídeo;
  • suporte e acompanhamento — desde a captação até o término do processo;
  • agendamento dos candidatos para dinâmicas ou painéis com gestores.

Além disso, a Newik proporciona feedback digital a todos os candidatos — aos aprovados, ela envia uma lista de documentos necessários para a contração.

Como vimos, antes de efetuar cadastros e enviar currículos para conseguir estágio é essencial definir objetivos e adotar atitudes para o aprimoramento de habilidades e competências exigidas pelo mercado. Nesse sentido, esperamos que o presente passo a passo contribua de forma efetiva para ajudá-lo na busca de uma vaga.

E você, está buscando por uma vaga de estágio e não sabe por onde começar? Então venha conhecer melhor o sistema de recrutamento e seleção da Newik e mude o rumo da sua carreira!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-