Como encontrar as melhores vagas de estágio?

6 minutos para ler

Para o estágio realmente fazer a diferença no começo de uma trajetória profissional, saber encontrar boas oportunidades é fundamental. Nesse sentido, a tecnologia tem sido um recurso importante para facilitar a busca dos estudantes por vagas de estágio.

Antes, a única possibilidade de encontrar uma vaga era ir até as empresas ou conferir os murais dentro do campus. Agora, basta ter um computador com acesso à internet para se candidatar sem sair de casa. Com isso em mente, continue a leitura e confira algumas dicas para encontrar o estágio ideal para os seus interesses com maior facilidade.

Preste atenção às datas

É possível encontrar vagas de estágio em qualquer época do ano, entretanto, as melhores vagas costumam ser preenchidas em programas mais elaborados, que podem levar meses para serem concluídos.

Esses programas tendem a abrir inscrições no mês de janeiro e entre agosto e outubro. Geralmente, o objetivo é que as vagas sejam ocupadas apenas no semestre seguinte, após um processo de seleção com várias etapas, o que inclui análise de currículo, entrevista, entre outras.

Sendo assim, fique atento em especial nos meses iniciais de cada semestre para se inscrever o quanto antes e assim ter mais tempo para se preparar. Visto que alguns desses processos envolvem provas escritas e até orais, o quanto antes você começar a se preparar para eles, melhor.

Crie um currículo interessante

Não se preocupe se você ainda não tem muita experiência profissional. Afinal, o estágio deve ser visto justamente como uma atividade educacional realizada por quem ainda está se preparando para o mercado de trabalho. É por isso que a empresa valoriza muito mais as diferentes atividades que você fez ao longo da vida e o seu potencial do que experiência em empregos anteriores.

Procure pensar na sua trajetória ao construir o seu currículo. Não se esqueça que participações em eventos, apresentações de trabalhos em seminários e serviços voluntários demonstram pró-atividade, que é uma qualidade muito valorizada pela maioria das empresas.

Se ao longo de sua formação você fez algum tipo de curso extracurricular que tenha a ver com o universo da empresa, não deixe de incluir isso no currículo. Isso pode ser um diferencial para que você conquiste uma vaga mais interessante.

Conheça a lei do estágio

As empresas precisam encarar o estágio como uma atividade supervisionada, ou seja, com foco no desenvolvimento profissional do estudante. O estágio pode ser obrigatório ou não, a depender da instituição de ensino. Quando ele é obrigatório, o aluno não tem como se formar sem ele.

Como não há vínculo empregatício, o estagiário não tem direitos aos benefícios previstos pela CLT, embora a lei do estágio estabeleça alguns deveres para quem contrata, como o seguro de acidentes pessoais e o acompanhamento supervisionado.

Vale a pena conferir a lei do estágio e conhecer os direitos e deveres não somente dos alunos como também das empresas e das instituições de ensino envolvidas no processo. É importante ter atenção à questão legal que envolve esse tipo de atividade para que você de fato tenha benefícios no seu estágio.

Capriche no networking

Criar networking é expandir sua rede de contatos a ponto de ter como trocar informações, se atualizar e, eventualmente, receber indicações.

Aperfeiçoar os relacionamentos pode abrir portas. Essa é uma estratégia que funciona para profissionais experientes e também para novatos.

Em ambiente digital, quando falamos em networking, não podemos ignorar o potencial do LinkedIn, uma rede social que conecta profissionais e que, quando bem utilizada, permite que as conexões gerem frutos.

Por isso, crie seu perfil e, mais importante, preencha os campos com atenção para extrair o máximo da ferramenta. Afinal, boa parte das empresas considera o LinkedIn um elemento fundamental na busca de candidatos para vagas de estágio.

Cadastre-se em sites de vagas

Você não precisa acessar o site de cada empresa para se candidatar para os mais diferentes processos seletivos. Basta fazer o cadastro em sites de vagas e acompanhar as ofertas que aparecem. Grande parte dos processos seletivos, inclusive, acontece por meio desses portais.

Além disso, existe também a possibilidade de você se inscrever em newsletters para receber as novidades diretamente na sua caixa de e-mails. Não deixe de fazer o seu cadastro para estar sempre em dia com as ofertas de programas de estágio.

Use aplicativos mobile

Use a tecnologia dos smartphones a seu favor. Como fazer isso? Pensando no seu celular não apenas como entretenimento, mas também como ferramenta na busca por oportunidades profissionais. Aplicativos são excelentes para ajudar você e facilitar sua procura. Por meio de plataformas mobile friendly, você consegue se cadastrar em vagas, agendar entrevistas e criar lembretes, tudo pela tela do seu celular.

Fique atento também a soluções mais específicas, voltadas para a área em que você atua, já que as empresas podem firmar parcerias com determinados programas para viabilizar o processo de seleção de candidatos.

De uma maneira geral, a dica aqui é acessar a loja de aplicativos do seu smartphone e pesquisar os apps para estágios e empregos.

Participe de eventos

Grandes empresas organizam eventos como as feiras de estágio, onde é possível participar de uma série de atividades como palestras e processos seletivos. Na prática, essas feiras representam uma possibilidade de o aluno ampliar seu leque de oportunidades no mercado de trabalho.

Uma inovação é a feira do estágio online, que acontece dentro de uma plataforma virtual onde o candidato se cadastra para ter acesso aos eventos e conversar com os representantes das empresas sem sair de casa.

Vale lembrar que as novas tecnologias são interessantes, mas não inviabilizam as ações tidas como tradicionais, o que significa que você pode participar tanto de feiras online quanto das presenciais para aumentar suas chances.

Enfim, é importante entender que a tecnologia tem transformado a realidade das pessoas no mundo inteiro e não seria diferente no universo do trabalho. Ainda assim, a proatividade é um elemento fundamental não somente para encontrar as melhores vagas de estágio, mas também para despertar a atenção dos recrutadores.

Agora que você já sabe como encontrar as melhores vagas de estágio, assine a nossa newsletter para conferir outras dicas!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-