Como o estágio prepara você para o mercado de trabalho?

6 minutos para ler

Uma carreira bem-sucedida costuma ser planejada. Bons profissionais geralmente são os que se prepararam para ocupar os principais postos e souberam seguir uma trajetória para tanto.

Nesse sentido, o estágio representa uma etapa importante. Ele é mais do que simplesmente a porta de entrada para o mercado de trabalho, sendo também o elo entre o conhecimento técnico que o aluno adquire com a faculdade e a parte prática exigida pelas empresas.

Quer ir mais a fundo e conhecer os benefícios que o estágio oferece? Então confira na sequência.

Oportunidade para a aquisição de créditos universitários

Não é à toa que o estágio é tido como uma atividade complementar na formação universitária. Ele inclusive pode ser obrigatório em determinados cursos que exigem créditos de atividades dessa natureza para compor sua carga horária.

Essa é uma maneira de a instituição de ensino aperfeiçoar seu trabalho na preparação de um novo profissional. Sendo assim, quando você faz o estágio, aprende a atuar profissionalmente na sua área e ainda cumpre parte de suas obrigações na instituição de ensino em que estuda.

Vale lembrar que as faculdades atribuem pesos diferentes às atividades, por isso é importante ter atenção à quantidade de créditos para formar-se em menos tempo.

Momento para a criação de networking

A importância do networking tem sido cada vez maior no ambiente profissional. Quanto mais pessoas você conhece, maior tende a ser o seu impacto na sua área de atuação. Isso não tem a ver somente com a possibilidade de receber indicações.

O networking é importante também para que o profissional de fato se insira na realidade da atividade à qual se dedica. Palestras, workshops e seminários são exemplos de eventos nos quais novidades são apresentadas e as pessoas trocam ideias a respeito de soluções e do futuro da profissão.

Chance de ter uma fonte de renda

Os estágios podem ser remunerados ou não, pois devem ser vistos como uma atividade educativa tanto pelo estudante quanto pelo contratante, ainda que tenham grande importância em termos profissionais. Ainda assim, existe a possibilidade de o estágio representar uma fonte de renda para o estagiário.

Mesmo não se tratando de um valor significativo, isso ajuda boa parte dos alunos a começarem a organizar sua vida financeira antes da formatura. É uma solução especialmente interessante para quem precisa optar entre os estudos e o mercado de trabalho, pois permite que as duas coisas sejam feitas ao mesmo tempo.

Perspectiva de aprendizado em empresas consolidadas

Cada empresa tem sua cultura, sua maneira de se organizar e exercer as atividades. É em função disso que seus produtos e serviços podem chegar até o cliente de maneira diferenciada.

Com o estágio você tem como conhecer a cultura das grandes empresas, fazendo parte delas. Mesmo sem tanta influência em relação aos procedimentos da gestão, é possível observar a maneira como ela se organiza e de que forma isso se manifesta na solução final que a companhia coloca no mercado.

Essa oportunidade enriquece muito a formação de qualquer profissional, pois dá a ele conhecimento a respeito de temas como gestão e o funcionamento de diferentes departamentos.

Momento de colocar em prática o que aprendeu na faculdade

É inegável a importância da teoria na formação de um profissional. Sem o conhecimento adequado para exercer determinados procedimentos, possivelmente surgirão erros e os processos serão inviabilizados.

Entretanto, isso não basta. Existe todo um conjunto de exigências que o ambiente profissional impõe e para lidar com elas é preciso estar em dia com a parte prática.

Os cursos universitários ensinam a teoria, mas é na prática que as coisas acontecem. É por isso que o estágio é tão importante, pois ele dá a você o contato com a rotina da profissão e permite que seus talentos sejam aperfeiçoados.

Oportunidade para o desenvolvimento de habilidades

O aprofundamento na parte teórica, como acontece no ambiente acadêmico, possibilita que o aluno armazene informações mas tenha muito pouco convívio com atividades práticas. O problema é que isso o impede de desenvolver suas principais habilidades.

Isso geralmente fica restrito ao período posterior à formatura, o que pode atrasar seu processo de evolução. Assim, o estágio é uma solução interessante para quem confia no próprio potencial e sabe que precisa desenvolver suas habilidades o quanto antes.

Se você é muito bom em determinado procedimento e acredita que ele é útil para uma grande empresa, estagiar nela pode ser um caminho interessante para conseguir espaço e crescer na companhia.

Possibilidade de efetivação

Do ponto de vista financeiro, o estágio costuma ser interessante para as empresas, pois elas gastam menos preparando um novo profissional do que contratando alguém já pronto.

Isso pode ser usado a seu favor. Se você entrar em um estágio e se destacar, conseguindo proceder de acordo com as expectativas e, se possível, agregando com novas ideias, existe a possibilidade de você ser efetivado.

A efetivação após o período de estágio é uma forma de novos profissionais conseguirem acesso a grandes empresas mesmo sem terem muita experiência na atividade.

Chances de receber as primeiras propostas de trabalho

A universidade é um espaço em que a teoria naturalmente se sobrepõe à prática. Sendo assim, acaba sendo comum o estudante chegar ao mercado de trabalho com certo receio de cometer erros por conta da inexperiência.

É nesse sentido que o estágio se apresenta como uma opção interessante. Como se trata de uma atividade educativa, alinhada entre a empresa e a faculdade, ele permite um primeiro contato orientado com funções que mais tarde farão parte da rotina profissional.

O valor desse tipo de experiência é muito grande, uma vez que o aluno passa a ter acesso a especialistas na sua área para dar a ele dicas mais viáveis.

Enfim, o estágio deve ser visto como uma oportunidade de enriquecimento para o estudante, gerando experiência na área e apresentando novos desafios no mercado de trabalho. Não deixe de considerar esse tipo de atividade na sua formação para se tornar um profissional ainda mais qualificado.

Gostou de conhecer as dicas para entrar no mercado de trabalho? Não deixe de compartilhar o texto nas suas redes sociais para ajudar outras pessoas também.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-