Chegou sua vez! Como se destacar em um programa de trainee?

6 minutos para ler

Um grande objetivo dos universitários é conseguir uma vaga em um programa de trainee. Esse tipo de iniciativa oferece grandes chances de desenvolvimento pessoal e profissional, sendo uma das melhores formas de começar a carreira em uma grande empresa.

Mas, uma vez que você conseguiu passar pelas etapas de seleção e já fazendo parte da organização, como se destacar em um programa de trainee? É para oferecer dicas nesse sentido que preparamos este artigo. Acompanhe a leitura!

Por que os programas de trainee são interessantes?

As empresas estão sempre interessadas em atrair talentos. São esses profissionais que lideram ações de inovação, coordenam equipes e promovem a melhoria dos processos internos. Pessoas diferenciadas e com grande potencial são essenciais para que as estratégias definidas saiam do papel e a organização consiga permanecer relevante no mercado.

Uma das principais portas de entrada para esses profissionais são os programas de trainee. Essa iniciativa não é simplesmente formada por seleções e admissões. Trata-se de um conjunto de aspectos voltados para o desenvolvimento dos candidatos escolhidos, fazendo com que eles possam vivenciar diversas experiências e desenvolver suas capacidades.

Em um programa de trainee, o participante tem a oportunidade de estar em contato com diversas áreas da empresa, interagindo em nível tático e gerencial, mesmo antes de ocupar as posições de chefia.

Essas pessoas são preparadas para assumir grandes responsabilidades no futuro. Ou seja, é uma ótima opção para quem quer iniciar uma carreira, enquanto aprimora competências profissionais, melhora o próprio currículo e expande o networking.

O que fazer para ter sucesso durante o programa de trainee?

O participante de um programa de trainee deve estar atento para conseguir se destacar e garantir sua continuidade na empresa ao final do processo. É muito comum acabar sendo absorvido por tarefas de rotina e, assim, não demonstrar que possui os diferenciais que a direção espera.

Com isso em mente, existem atitudes que podem potencializar a sua participação nesse programa. São ações que melhoram as perspectivas que os avaliadores têm sobre você, tanto em relação ao seu perfil profissional quanto em relação ao trabalho que realiza. Confira!

Esteja aberto à cultura da empresa

Quando as empresas selecionam profissionais para seus programas de trainee, quase sempre estão interessadas em encontrar e desenvolver pessoas para assumir posições de liderança a médio prazo. Sendo assim, é fundamental que o participante procure se manter alinhado à cultura defendida pelos proprietários, acionistas e pela alta direção da empresa.

Afinal, quem assume um cargo nesse nível será responsável por disseminar essa cultura e garantir que ela seja seguida pelos demais. Então, você deve saber quais são essas expectativas e se mostrar disponível para defendê-la. Por isso, também é tão importante buscar programas em empresas coerentes com os seus propósitos profissionais.

Leve suas tarefas sempre muito a sério

Ao participar de um programa de trainee, você se encontra numa situação muito diferente daquela em que se encontram os demais colaboradores da empresa. As outras pessoas nem sempre são cobradas por determinadas posturas ou atitudes. É comum ver gente “enrolando” para começar a fazer determinada entrega, especialmente quando a consideram fácil de ser resolvida.

Esse tipo de atuação não é desejado em nenhum caso, mas para um trainee isso pode ser visto como algo inaceitável. Lembre-se de que os olhos estão sobre você, a avaliação é constante. Você será um líder corporativo em pouco tempo, então é recomendável que aja em conformidade desde já.

Transforme erros em oportunidades de aprendizado

Erros são, muitas vezes, inevitáveis. Eles podem acontecer, e é importante estar ciente. Desde que não sejam propositais, intencionais ou reiterados, você deve ter a capacidade de reconhecer que errou e buscar enxergar nesse momento uma chance de se tornar um profissional ainda melhor.

Quando errar, busque entender os motivos, procure ajuda para saber o que levou ao fato, peça orientação para pessoas mais experientes na empresa sobre a forma correta de lidar com a situação. Além de evitar problemas futuros, desse modo você também cria uma relação de confiança com os demais colaboradores.

Procure novos projetos e oportunidades internamente

Durante o programa de trainee, os gestores definem quais serão os projetos que cada um participará a princípio. É comum que essa escolha seja feita de acordo com as características de cada profissional, fazendo uma correlação com o planejamento sucessório. Porém, após algum tempo, caso consiga demonstrar maturidade e desempenho, você poderá buscar outras áreas de atuação do seu interesse.

Para que isso seja válido, é imprescindível construir uma boa relação com os gerentes, os demais colaboradores e com os profissionais do RH responsáveis pela sua participação no programa. Quando você demonstra proatividade nesse sentido, certamente será visto como um profissional diferenciado.

Se antecipe às necessidades antes que elas apareçam

Gerenciar é resolver problemas. E resolvê-los quando já estão em situação crítica pode ser complicado. Então, domine os processos, exercite sua visão sistêmica e esteja preparado para lidar com os mais diversos fatores. Essa postura elimina impressões que podem ocasionar problemas futuramente, além de reduzir custos para empresa e colocar você em uma posição de protagonismo.

A maior parte das pessoas em uma organização apenas faz o que lhes é demandado, seguindo os padrões operacionais estabelecidos. Isso é correto em determinado nível, mas, enquanto trainee, a empresa certamente espera algo mais.

Não tenha medo de fazer perguntas

O trainee está sendo preparado para liderar a organização. Então, é muito importante ter noção sobre tudo o que acontece. Entender as correlações entre áreas, as partes culturais e políticas, os contratos estabelecidos pela área em que você atua e os perfis dos colaboradores. Dessa forma, já é esperado que haja questionamentos. Então, não hesite em fazê-los!

Quando alguém que participa de um programa de trainee não apresenta dúvidas, pode acabar sendo mal interpretado. Os gestores podem presumir que você já entendeu tudo, e caso algo não saia como planejado, você será cobrado. A melhor forma de lidar com isso é buscando esclarecer todos os pontos.

O programa de trainee pode ser o início de uma carreira de sucesso para profissionais promissores. Todos saem ganhando com esse empreendimento, o jovem adquire uma imensa compreensão na sua área e experiência para o mercado de trabalho, enquanto a empresa ganha um profissional realmente capaz de lidar com seus novos desafios.

Agora que você já está por dentro de como se destacar em um programa de trainee, entenda mais sobre a importância do contato entre universitários e empresas.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-