Como se vestir para uma entrevista de estágio?

7 minutos para ler

Algumas situações na vida somente se tornam relevantes quando passamos por elas. Um exemplo disso é a entrevista de estágio ou de emprego. Ninguém considera esse problema até estar diante dele. Como se vestir, o que falar, o que levar, são apenas algumas dúvidas comuns a candidatos sem tanta experiência.

O pior é quando a dúvida se torna tão impertinente que chega a gerar desconfiança em relação ao que realmente importa: o desempenho do candidato diante da entrevista.

Se você está prestes a participar desse processo, então vale a pena conferir nossas dicas sobre o tema e passar uma imagem positiva na busca por sua vaga!

Considere a sua área

A primeira dica é ter em mente o estilo da empresa e a vaga em questão. No caso de um estagiário, tenha maior atenção à área de atuação da companhia. Agências de publicidade, por exemplo, valorizam a criatividade, por isso, geralmente não há problemas em adotar um estilo mais leve e despojado. Já no caso de empresas mais tradicionais, como as que trabalham com vendas, o ideal é apostar em um visual mais clássico e sóbrio, evitando exageros.

Procure identificar como os funcionários daquela companhia se vestem no dia a dia. Se os ternos são predominantes, por exemplo, prepare-se para esse tipo de vestimenta.

Prefira cores neutras

De uma maneira geral, as cores neutras costumam dar mais certo. O motivo é que roupas muito estampadas e chamativas podem passar uma impressão de exagero ou até de mau gosto para outras pessoas.

Pense que o profissional de RH vai reparar em você durante toda entrevista e isso tem a ver não somente com a questão técnica, mas também com tudo o que diz respeito ao seu perfil pessoal. A maneira como você se expressa, as palavras que escolhe e a roupa que você veste, tudo isso pode dizer mais sobre você do que o necessário, por isso, em caso de dúvida, valorize o equilíbrio entre cores e tons.

Dê atenção aos sapatos

Muitas vezes, as pessoas se preocupam tanto com o que vestir que acabam desconsiderando a importância do que calçar. Não cometa esse erro, pois os sapatos também são muito importantes nesse tipo de situação.

Se você estiver em busca de um cargo mais tradicional, como na área de Direito, pode ser necessário usar terno e sapatos. Nesse caso, cuide para que estejam bem engraxados. Para áreas menos formais, valorize peças como os sapatênis, pois são elegantes e confortáveis.

Mulheres precisam tomar cuidado com o salto. Eles não podem ser muito altos ou desconfortáveis, pois além de não corresponderem com a circunstância da entrevista, podem fazer com que você não se sinta à vontade. Para situações menos formais, a dica é usar sapatilhas fechadas ou sapatos com salto quadrado e abertos na parte frontal.

Tenha cuidado com a moda

Por mais que determinada tendência diga muito sobre a sua personalidade, na entrevista de estágio, o ideal é apresentar um visual mais sóbrio.

Isso não quer dizer que você deva abrir mão do estilo próprio ou que tenha que agir como se fosse outra pessoa. A entrevista de estágio deve revelar o quanto você está preparado para a oportunidade em questão, sendo assim, o restante importa menos do que a competência que você tem para a vaga.

Conheça os tipos de look

Sem experiência, é possível que você se confunda, mesmo quando tenha a orientação sobre o tipo de roupa adequado para a entrevista. Basicamente, existem 3 tipos de look: o casual, o formal e o informal. Saiba mais sobre cada um deles.

Look formal

Geralmente recomendado para entrevistas de emprego nas grandes companhias e para as posições de maior destaque. Basicamente composto por terno, calças sociais ou tailleur, sapatos e acessórios básicos.

Look casual

É um visual que fica no meio termo entre a formalidade e a informalidade, sendo adequado para boa parte das empresas e cargos. O look casual pode ser uma aposta segura, caso você não tenha certeza do que usar na sua entrevista de estágio. Camisa social, calças jeans, sapatos e acessórios básicos são as peças mais comuns.

Look informal

Ideal para empresas com um perfil mais descontraído, como aquelas que trabalham com a indústria da moda. Peças que fazem todo o sentido para casos assim são camisas ou vestidos na altura do joelho, calças jeans, sapatos ou sapatilhas e acessórios.

Entenda o que é adequado para cada sexo

Para ambos, o ideal é se atentar ao perfil da empresa e em função dele adotar o look mais conveniente. O homem geralmente resolve esse problema com uma camisa social de manga longa e calças escuras. É possível até fazer a entrevista com camiseta, dependendo do estilo da companhia. Nesse caso, valorize as cores escuras e evite estampas.

Para a mulher, uma dica especial: cuidado com a maquiagem. Ela pode ser usada, mas desde que seja básica e leve. Use sombras neutras, batons claros e não exagere no blush. Também é bom ter cuidado com o esmalte.

O segredo aqui é pensar que não faz sentido chamar muita a atenção. Sendo assim, prepare-se para estar bem-apresentada na entrevista, embora isso não signifique descuidar do visual.

Saiba se preparar para a entrevista online

Para entrevistas online, tenha atenção especial a tudo o que estiver no ângulo da câmera e comporte-se como se estivesse em uma entrevista presencial. É possível fazer testes para verificar se a iluminação está adequada e se a sua roupa parece apropriada, por isso, não abra mão delas.

O vestuário deve seguir a mesma lógica da entrevista tradicional, ou seja, tendo o perfil da vaga e o da empresa como foco. Para demonstrar seriedade, não deixe também de garantir que a comunicação não seja interrompida por sons como de TV ou rádio ao fundo, ou por pessoas conversando atrás de você.

A ideia é preparar um ambiente profissional para fazer a entrevista.

Siga a máxima “menos é mais” na entrevista de estágio

Na dúvida, “menos é mais”. Tenha um cuidado especial para evitar peças que estejam sujeitas a amassar. Isso pode passar uma impressão de desleixo e comprometer a sua candidatura.

Por mais que isso possa parecer óbvio, evite roupas de ginástica, como as camisetas regatas. Elas podem ser confortáveis, mas não combinam com o ambiente profissional. Sandálias, chinelos e bermudas também não devem ser considerados, mesmo que a empresa esteja em locais aprazíveis como cidades praianas. Excesso de perfume, entre outros exageros também devem ser descartados. É preciso se adequar para não perder oportunidades sem motivo.

Enfim, o ideal é que você se concentre em apresentar as suas qualidades para o empregador numa entrevista de estágio. A roupa deve interferir o mínimo possível nesse processo. Esse é o raciocínio que precisa ser seguido na sua preparação.

Entendeu agora como se vestir para a entrevista de estágio? Não se esqueça de deixar aqui o seu comentário!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-