Conheça 5 tipos de dinâmicas e saiba como se preparar

6 minutos para ler

Uma das etapas mais importantes de um processo seletivo é a dinâmica de grupo. Trata-se de atividades realizadas com os candidatos para que eles resolvam problemas e elaborem soluções em equipe. Vale a pena conhecer os diferentes tipos de dinâmica para ter sucesso nessa fase.

O objetivo de uma dinâmica é avaliar o comportamento dos candidatos e saber se eles apresentam o que é necessário para responder aos interesses da empresa. Normalmente são consideradas competências como liderança, resolução de problemas sob pressão e capacidade de improvisação.

Os tipos de dinâmica podem apresentar finalidades distintas, como quebrar o gelo, solucionar problemas reais das empresas e identificar possíveis líderes. Para se dar bem no processo seletivo e conquistar a vaga, é importante que você esteja preparado para todas elas.

A seguir, veja como funciona os principais tipos de dinâmicas.

1. Quebra gelo

O foco dessa atividade não é avaliar as competências e o comportamento, mas proporcionar uma interação inicial entre os candidatos e quebrar a tensão e a ansiedade que o processo seletivo normalmente gera.

As dinâmicas de “quebra gelo” podem ter diversos formatos, como a criação de um mural temático ou atividades de adivinhação. Elas não exigem uma preparação prévia muito elaborada, pois, novamente, servem mais para que você reduza seus níveis de tensão e se conecte com os outros candidatos.

No momento da dinâmica quebra gelo, é importante relaxar e deixar a personalidade à mostra, sendo o mais espontâneo possível.

2. Dinâmica de apresentação

Outro tipo de dinâmica muito utilizado em processos seletivos é a apresentação. Assim como a quebra gelo, ela também pode ter diversos formatos. Uma forma muito comum de apresentação é a brincadeira de passar a bola para cada um falar suas principais características.

Para se preparar, é importante que você saiba muito bem quais são os seus pontos fortes e fracos. Portanto, antes da dinâmica de grupo, revise suas principais experiências profissionais e acadêmicas, buscando entender quais são as suas características mais marcantes.

Também pense em atividades e hobbys que você realiza. Aproveite para preparar um pitch de aproximadamente 1 minuto sobre você. Com isso, na hora da apresentação, você estará bem preparado e poderá dar respostas rápidas e satisfatórias aos avaliadores e colegas.

3. Resolução de cases

Outra dinâmica muito popular em processos seletivos é a resolução de cases. Cases são problemas ou obstáculos reais enfrentados pelas empresas no dia a dia.

Neste tipo de dinâmica, os avaliadores mostram a situação de uma organização real ou fictícia e solicita que grupos de candidatos ofereçam soluções. Ao final, é realizada uma apresentação, e os candidatos são questionados sobre a viabilidade da proposta.

O objetivo dessa dinâmica é avaliar o trabalho em grupo dos profissionais, entendendo como eles trabalham com outras pessoas para gerarem soluções.

Por ser um caso que se conecta à realidade da organização, a dinâmica também tem a proposta de avaliar o seu perfil profissional e a sua adequação às atividades da vaga. No final, a sabatina exige que você realize uma apresentação objetiva e consiga improvisar sob algumas perguntas dos avaliadores.

Para se preparar, é importante que você entenda quais são as suas principais competências em trabalhos e como demonstrá-las aos avaliadores. Prepare-se para improvisar e criar soluções criativas e saiba como unir as principais ideias do grupo em uma única proposta.

4. World café

O world café é uma dinâmica utilizada para potencializar a geração de ideias e incentivar a interação entre os candidatos. Para realizá-lo, o avaliador divide as pessoas em pequenos grupos e escolhe um “anfitrião” para cada um. Essa pessoa é a responsável por anotar e apresentar as principais ideias da mesa.

Todos se sentam é é colocada uma pergunta norteadora para a discussão. São feitas várias rodadas, nas quais os participantes trocam de mesa ao final de cada uma, interagindo com grupos diferentes.

Essa dinâmica permite que, em um curto espaço de tempo, você faça parte de diversos grupos e discuta temáticas distintas. Em relação ao anfitrião, é exigida capacidade de síntese de ideias e de condução do grupo dentro da discussão.

Para se preparar para um world café, é importante começar a se questionando se você seria um bom anfitrião. No momento da dinâmica, você será capaz de dizer se gostaria ou não de assumir esse papel.

Também é importante se informar sobre as principais tendências da área da empresa e os assuntos polêmicos do mundo, pois esses podem ser os temas norteadores da conversa. Assim, você já chega preparado para falar sobre o assunto com tranquilidade.

5. Avaliação do grupo

Entre os tipos de dinâmicas, os gestores também podem solicitar que você avalie o grupo e/ou o grupo avalie a sua postura ao longo do processo.

O objetivo desse tipo de atividade é entender se as pessoas são capazes de realizar uma autocrítica, tanto do grupo quanto do próprio comportamento. Também é avaliada a capacidade de dar feedback de forma adequada.

Para se preparar, é importante que você entenda quais são seus pontos fracos e saiba identificá-los. Afinal, por mais que você se esforce, ainda há a possibilidade de cometer erros.

Isso é importante porque a capacidade de admitir falhas é valiosa tanto em um processo seletivo quanto na atuação profissional. Esse é o primeiro passo para melhorar as habilidades.

Além disso, aprenda a dar feedbacks. No momento de criticar os colegas do processo, foque em um mau comportamento ou resultados problemáticos e não ofenda a pessoa. Em vez de dizer “Você é desatento”, por exemplo, busque mostrar para a pessoa o momento no qual ela não prestou atenção suficiente. Também não se esqueça de perceber os aspectos positivos dos candidatos!

Entender os principais tipos de dinâmicas é parte importante da preparação de quem vai participar de um processo de seleção. Dessa forma, você consegue saber mais ou menos o que os avaliadores querem dos candidatos e, consequentemente, aumentar suas chances de conquistar a vaga.

Quer saber como se preparar para a primeira entrevista de estágio? Reunimos o que você precisa saber para ter sucesso nesse momento neste artigo!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-