Qual a importância do contato entre universitários e empresas?

6 minutos para ler

As organizações estão cada vez mais interessadas em atrair talentos que possam agregar diferenciais competitivos. No contexto acirrado de mercado, contar com os melhores profissionais pode ser decisivo para o sucesso. Pensando nisso, o contato entre universitários e empresas torna-se favorável para todas as partes.

É importante ficar atento às formas como essas instituições têm procurado sensibilizar as pessoas e, assim, buscar aqueles que podem se alinhar aos seus propósitos. Neste artigo, além de entender melhor como funciona esse relacionamento, você encontrará algumas maneiras de realizar o contado com as empresas. Não perca tempo e continue a leitura!

Por que o contato entre universitários e empresas é importante?

O objetivo de grande parte das pessoas ao iniciar uma faculdade é conseguir uma oportunidade de trabalho em uma empresa de renome no mercado. Mas, além da área profissional e das preferências por determinados tipos de atividades, há outros fatores que devem ser observados antes de se fazer uma escolha.

É fundamental conhecer a identidade organizacional das empresas de interesse. Saber quais são os seus valores, entender o que elas estão buscando no presente e principalmente no futuro. O que elas defendem, quais as formas de interação com as comunidades e o tipo de competências que valorizam. Enfim, ter o máximo de informações a respeito da cultura que promovem em seu dia a dia.

Sem isso, o universitário entrará na busca por um emprego qualquer, sem um alinhamento aos seus propósitos. Nesse caso, seria como se isso pouco importasse. Agora, se você não pretende trabalhar apenas para ter um salário no final do mês, aproveitar todas as chances de ter contato com as organizações, a fim de conhecê-las melhor é, com certeza, algo que deve ser feito.

O contato no recrutamento

Esse tipo de interação tende a favorecer muito o estudante quando ele vier a participar de um processo seletivo. É claro que os requisitos da vaga devem ser analisados ao se preparar para uma entrevista, mas eles não são os únicos pontos que exigem atenção.

Quando você conhece as características que a empresa valoriza em um profissional, as conversas com os responsáveis pela etapa de seleção são muito mais tranquilas, já que você está preparado.

As empresas promovem inúmeras oportunidades de interação, especialmente quando têm programas de estágio e de trainee. Normalmente, elas investem em divulgar essas ações dentro das universidades e por meio de anúncios em redes sociais, visando influenciar a escolha dos estudantes.

Trata-se de ótimas oportunidades. O esforço que terá de fazer costuma ser menor, já que as próprias organizações têm todo o interesse que você participe.

Como fazer a aproximação junto às empresas?

Há uma série de atitudes que você pode buscar para se conectar com as empresas de uma maneira proativa. Muitas vezes, ficar esperando uma chance de abertura pode ser ineficiente, por isso é interessante correr atrás.

Faça um mapeamento das organizações que são de sua preferência, de acordo com seus critérios de escolha, como presença em determinada região ou uma determinada visão de mercado e de compromisso com a sociedade.

Use os canais de comunicação da empresa

Uma maneira eficaz entrar em contato com a empresa é por meio dos seus próprios canais de comunicação. Hoje, as grandes e médias corporações estão presentes nas principais redes sociais e também disponibilizam outras ferramentas de acesso, como os sites.

Além disso, diversos gestores de negócios têm perfis no LinkedIn, rede voltada para a relação entre profissionais em busca de oportunidades. Esteja presente nesse ambiente, siga esses profissionais e interaja com o conteúdo que eles publicam. É uma forma natural de se aproximar e entender um pouco mais sobre a cultura dos negócios.

Faça parte do time da Empresa Júnior

Em muitas universidades, já é possível integrar uma equipe da empresa júnior. Esse tipo de iniciativa geralmente vem de uma ação voluntária de professores e alunos e aceita estudantes a partir do segundo ou terceiro período.

Normalmente, a estrutura de uma empresa júnior é composta por estudantes mais avançados, que ocupam o papel de gestores, e os mais novos, que atuam como estagiários e analistas.

Há também a orientação de professores, e algumas universidades aceitam os períodos vivenciados nas chamadas “EJ” como horas para atividades extracurriculares, que são necessárias para a conclusão da graduação.

As empresas de mercado estão cada vez mais abertas a estudantes que participam dessas iniciativas, seja para desenvolver projetos em parceria, seja para considerar essa experiência na avaliação de um currículo. Ou seja, se ainda não há uma Empresa Júnior na sua faculdade, procure informações sobre esse tipo de projeto e busque apoio para fundar a sua. Além de tudo, você ganhará ainda mais valor pelo pioneirismo!

Participe de um programa de imersão

Os eventos de imersão empresarial têm crescido dia após dia. Se você ainda não sabe o que é essa iniciativa, é importante que passe a conhecê-la. Nessas oportunidades, as organizações abrem suas portas durante um dia para receber jovens universitários, despertando o interesse de integrar seu quadro de colaboradores no futuro.

Mas esse programa não acontece em um formato conhecido de processo de seleção. Nessas experiências imersivas para candidatos, eles podem conhecer a empresa por dentro, observar alguns de seus processos na prática e conversar com as pessoas que já trabalham lá. Geralmente, há um forte trabalho de branding, no qual são distribuídos brindes e até a organização de um happy hour para facilitar a integração.

Os profissionais de RH observam o envolvimento e interesse de cada participante nesse programa. Dinâmicas de resolução de business cases e outras atividades podem ser propostas, mas sem a rigidez de um recrutamento convencional. Isso torna o processo bem mais natural e facilita a identificação das competências comportamentais procuradas pela instituição.

Se você se interessou pelos programas de imersão, por achar que podem fazer a diferença nas experiências de contato entre universitários e empresas, conheça a Newik! Nosso negócio é favorecer o aprendizado e a integração entre organizações e estudantes.

Acesso nosso site e fique atento para se inscrever nas próximas imersões!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-