Descubra agora como conseguir estágio em uma grande empresa

6 minutos para ler

Todo o universitário, praticamente, sonha em construir uma carreira de sucesso no mundo corporativo. Um dos caminhos para viabilizar essa trajetória se inicia por meio de um estágio em grande empresa. Sem dúvidas, essa é uma excelente forma de se inserir no contexto organizacional.

No artigo de hoje, trazemos algumas informações muito importantes para que você possa alcançar esse objetivo. Continue conosco!

Como funciona um estágio em grandes empresas?

As principais corporações do mercado mexem com o imaginário de qualquer profissional. As marcas que representam e o impacto que causam na vida das pessoas fazem com que tenhamos uma espécie de relação com elas. Seja por consumirmos seus produtos, por admirarmos a conduta, seja pelo próprio interesse de, um dia, pertencer aos seus quadros.

Além disso, normalmente esse tipo de empresa tem processos estruturados. As pessoas são colocadas em funções nas quais podem demonstrar todo o seu potencial e evoluir profissionalmente. Muitas delas prezam pela meritocracia e oferecem possibilidades para que você cresça e consiga ascender, atingindo os níveis gerenciais.

Quando uma companhia desse porte te contrata como um estagiário, ela, em geral, já sabe o que fazer. Certamente, você poderá ser treinado, recebendo cursos e práticas específicas para sua capacitação. Em alguns casos, você passará por algumas áreas em um esquema de job rotation, que é quando proporcionam a oportunidade de vivenciar experiências em diversos processos.

Em outros casos, você poderá ser inserido em projetos, contribuindo decisivamente para que a empresa alcance os resultados que lhe interessam, por meio do estabelecimento de uma forte ligação com os conhecimentos que você aprendeu em meio acadêmico.

As diferenças entre empresas grandes e pequenas

Algo bem usual em empreendimentos pequenos, é a contratação de estagiários como mão de obra barata. Não há programa de desenvolvimento, nem incentivo ao aprendizado. Nesses casos, a pessoa que está fazendo o estágio atua como qualquer outro funcionário, tendo apenas a carga horária reduzida e sem acesso aos direitos de quem tem a carteira assinada.

Já nas empresas grandes, há um forte interesse em acompanhar a aquisição e o aprimoramento de suas competências. No entanto, ao final do período, pode ser que eles avaliem que você não esteja pronto ou as necessidades podem mudar. Mas, na maior parte das vezes, ao investir em um estagiário, as grandes corporações estão apostando em sua efetivação.

Como é o processo de seleção para estágio em grandes empresas?

Você pode conseguir entrar como estagiário em uma empresa referência a partir de uma indicação ou mesmo em um processo reduzido, cujo foco é buscar profissionais ainda no início da faculdade. Quando isso acontece, é comum que o recrutamento seja mais rápido, realizado de maneira mais direta. Porém, esse não é o padrão.

Quando se trata de um programa de estágio de fato, a seleção costuma ser tão complexa e acirrada quanto a de um programa trainee. Diversas etapas podem ser realizadas, como: análise de currículo, testes de idiomas, lógica e cultura geral, dinâmicas de grupo, entrevista com o RH e com os gestores.

Esse tipo de processo funciona como um funil. Vários universitários mandam seus currículos para a organização ou preenchem as informações via site. Depois, os analistas de recursos humanos ou mesmo profissionais de empresas terceirizadas contratadas para gerir o selecionamento vão filtrando e classificando candidatos que estejam mais alinhados aos interesses das vagas.

Assim, o número de pessoas vai se reduzindo sucessivamente ao longo das etapas até que restem poucos candidatos para que os responsáveis pelas áreas em que o estagiário vai atuar possam escolher aqueles que acreditam ter maior possibilidade de dar certo.

Como se preparar para esse tipo de processo?

Inicialmente, você deve pesquisar sobre as empresas. Às vezes, você apenas ouviu falar no negócio e não sabe exatamente quais são seus valores. Então, é interessante buscar por sua identidade organizacional e analisar se seus objetivos estão alinhados aos deles. Busque notícias na mídia, tente interagir com pessoas que lá trabalham utilizando o LinkedIn.

Se for uma companhia de capital aberto, procure a seção de “Relações com Investidores” no site e leia os relatórios. Entenda quais são os planejamentos do negócio para o curto e longo prazo, e descubra quais as intenções de expansão das operações.

Depois, avalie as características da vaga. Nem todo estágio é genérico, alguns têm foco bastante específico. Não adianta você entrar numa área mais técnica se seus propósitos são mais comerciais; por exemplo, não faz sentido buscar uma oportunidade em logística se o setor que você aprecia é o marketing. Verifique se o que está sendo proposto realmente é o que você quer. Talvez um teste vocacional possa te dar uma diretriz a respeito.

Uma vez definido que você quer participar da seleção, fique atento às informações sobre prazos e outras exigências. Verifique sempre seu e-mail e as notificações em seu celular. Muito cuidado para não perder uma chance como essa por esquecimento ou distração.

Leia minuciosamente as instruções e tenha sempre em mãos o que for solicitado. Por exemplo, verifique se há o convênio entre a empresa e sua instituição de ensino, e caso realmente exista, confirme que esteja tudo em ordem. Se não estiver, providencie os documentos quanto antes. Não seja surpreendido em cima da hora!

De um ponto de vista mais específico, é bom buscar experiências de simulação e dicas sobre as etapas típicas de um processo desse tipo. Faça exercícios de raciocínio lógico e provas nos idiomas para avaliar o seu nível. Se houver uma dinâmica de grupo, tente se expressar, de maneira respeitosa, evitando permanecer o tempo todo calado. Nesse tipo de avaliação, você precisa ser notado.

É importante também conhecer previamente quais são as perguntas que os avaliadores costumam fazer nesse tipo de processo. Algumas são clássicas, como “me diga 3 pontos fortes e 3 pontos fracos” ou “por que gostaria de trabalhar aqui”. Quando você treina com um amigo as respostas que daria para esses questionamentos, você tende a chegar mais bem preparado para as entrevistas.

Se você deseja conseguir um estágio em uma grande empresa, o processo de imersão da Newik pode te ajudar! Nossas metodologias focadas no ambiente digital podem ser customizadas de maneira inteligente pelas organizações e você receberá feedback em todas as etapas do processo.

Assim, você pode entender no que se saiu bem e quais são os pontos que ainda precisam ser reforçados. Entre em contato conosco para saber mais!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-