Dinâmica de grupo para vagas de estágio: como mandar bem?

6 minutos para ler

Todo universitário já sabe: a dinâmica de grupo para vagas de estágio é uma constante nos processos de recrutamento e seleção. Mas, mesmo ciente desse fato, muitas pessoas ainda têm dificuldades nessa etapa. É comum que elas digam que não têm conhecimento sobre o que o RH avalia, fazendo com que se sintam despreparadas.

Pensando nisso, neste artigo trazemos uma série de dicas para que você tenha noção de quais são os objetivos desse tipo de prática no intuito de conseguir se preparar melhor e se dar bem. Continue a leitura!

O que é uma dinâmica de grupo?

Dinâmica de grupo é um termo cunhado por Kurt Lewin, um psicólogo alemão que ficou bastante conhecido por seus trabalhos relacionados à psicologia social aplicada aos contextos organizacionais. Ele observou que as pessoas que trabalham em grupos geralmente adotam certos comportamentos e papéis.

Então, a dinâmica em si se refere ao impacto que essas posturas e atividades adotadas por alguns indivíduos exercem sobre os outros membros, em uma relação de causa e consequência que determina quais serão as características do grupo como um todo.

Em alguns grupos é possível identificar um alto nível de interações. Os membros passam a confiar uns nos outros, de diversas formas. As pessoas naturalmente responsabilizam umas às outras, conseguindo se organizar em torno de um bem comum, que viabiliza decisões coletivas consensuais e não conflituosas.

Em outros casos, quando a dinâmica é ruim, alguns membros passam a se destacar, decidindo em nome do grupo. Normalmente, há inúmeras interrupções no trabalho e todo processo é bastante conturbado.

Processo de recrutamento e seleção

Normalmente, as dinâmicas de grupo são introduzidas em processos de recrutamento de pessoas visando identificar quais as posturas dos indivíduos em diversas situações. Os RHs propõem uma atividade simulada, formando grupos com certo número de candidatos que precisam resolver algum problema proposto coletivamente.

Durante o tempo dado para a conclusão da tarefa, os profissionais da empresa que está procedendo à seleção fazem observações acerca do comportamento de cada candidato, com o intuito de monitorar características que estejam alinhadas aos perfis que desejam contratar.

Isso quer dizer que, embora existam alguns pontos que geralmente são positivos em qualquer contexto, há também questões específicas que são avaliadas dependendo das vagas em aberto.

Por exemplo, o perfil esperado de um profissional que fará estágio em uma área de TI —sendo integrante de um time de uma fábrica de software — pode ser bem diferente do que se deseja de alguém que será colocado em uma equipe de vendas.

Como se preparar para uma dinâmica de grupo para vagas de estágio?

Em linhas gerais, as dinâmicas servem mais para avaliar aspectos comportamentais dos candidatos. Os conhecimentos e habilidades técnicas costumam ser observados por meio de testes práticos. Sendo assim, é importante estar atento a alguns pontos.

Pesquise sobre a empresa e as vagas em aberto

Quando você se inscreve para um programa de estágio é fundamental procurar informações sobre a empresa e a respeito da área que está recrutando. Você pode entrar no site e buscar as informações da identidade organizacional, que são a visão, a missão e os valores do negócio. A partir daí você já terá uma boa perspectiva sobre o que se espera na seleção.

Converse com pessoas que você eventualmente conheça e que já trabalharam na empresa. Se não houver ninguém próximo, tente contato pelo LinkedIn. Procure também identificar quais são as competências que normalmente constituem diferenciais na área de atuação em questão.

Tente passar uma boa impressão inicial

Procure se informar a respeito do tipo de vestimenta apropriada para o processo. Você pode ter essa resposta diretamente com os profissionais da empresa que está conduzindo o recrutamento.

Tome cuidado para não se vestir de maneira muito simplória em empresas que exigem um dress code mais sofisticado e nem de modo muito além do necessário. Cada tipo de empresa e setor tem geralmente um tipo de roupa que é mais utilizada.

Além disso, procure informações a respeito de onde acontecerá o processo e se planeje para chegar com bastante antecedência. Chegar atrasado a uma dinâmica já é começar com o pé esquerdo. Ao chegar, seja cortês e trate todas as pessoas com respeito. Cumprimente as recepcionistas e quem eventualmente passar por você. Tenha uma atitude sempre positiva.

Caso a dinâmica seja on-line, verifique o status de sua conexão e teste seu equipamento. Além disso, se vista adequadamente, como se fosse para um processo presencial. Todos esses detalhes podem ser cruciais e definir uma escolha ou uma eliminação.

Adote uma postura proativa

Como vimos, as dinâmicas de grupo existem para que os profissionais de RH consigam identificar e avaliar, principalmente, aspectos comportamentais. Dessa forma, dentro do limite do bom senso, você precisa aparecer e se destacar.

Certamente, alguém que fica quieto no canto em uma atividade desse tipo, sem tentar colocar suas considerações para debate, será mal avaliado pelo simples fato de não ter se mostrado.

É claro, isso deve ser feito naturalmente e sem forçar a barra. Não é vantagem ganhar no grito ou tentar se impor de uma maneira que os demais te enxerguem como o chato do grupo. Mas é preciso ser visto, participando de maneira inteligente e conciliadora.

Mantenha a tranquilidade

Muitas pessoas acabam errando em dinâmicas de grupo por excesso de ansiedade. Visando chamar a atenção do recrutador, acabam atropelando as opiniões dos demais ou mesmo se atrapalhando com o tempo dado para a conclusão da atividade.

Tente discordar com o máximo de respeito possível e sustentar suas ideias com base em fatos e dados. Demonstre empatia, se colocando no lugar dos demais e imaginando os motivos pelos quais eles adotam cada postura.

Cada dinâmica de grupo para vagas de estágio tem sua história. Mas, de modo geral, os pontos que repassamos aqui servem para que você se prepare e participe com maior confiança e engajamento. Quando você consegue demonstrar esses pontos, certamente chamará a atenção do RH e, caso esteja no perfil procurado de acordo com os demais requisitos da oportunidade, você certamente será aprovado!

Se você gostou das dicas, assine nossa newsletter e fique sempre por dentro de nossos conteúdos!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-