Entenda quando procurar o primeiro estágio e o que avaliar

6 minutos para ler

Você entrou na faculdade e está ansioso para colocar todo o conhecimento da sala de aula em prática, não é mesmo? O estágio pode ser a melhor oportunidade de adquirir novas competências e utilizar os conteúdos das aulas em um ambiente organizacional.

Mas, será que esse é o melhor momento para procurar o primeiro estágio? O que você deve levar em consideração na hora de tomar essa decisão? Se você não sabe, está na hora de descobrir!

Leia este artigo e entenda o que você deve observar na hora de encontrar o estágio ideal para você e quando começar essa busca!

O que levar em consideração na hora de escolher o primeiro estágio?

Quando você está na graduação, pode ser que surjam diversas oportunidades de estágio. Portanto, para tomar a melhor decisão, é importante entender o que você deve avaliar na hora de escolher o estágio perfeito para você. Descubra agora alguns desses elementos.

Entenda os valores da empresa

Toda empresa, querendo ou não, possui uma cultura própria. Ela possui uma missão, visão e valores que direcionam os colaboradores sobre quais são os comportamentos esperados por parte de cada um deles.

Tudo isso deve estar conectado com os seus próprios valores e objetivos dentro de uma empresa. Portanto, antes de se inscrever para uma vaga, é importante que você faça uma pesquisa sobre a empresa e entenda quais são os valores e se eles se relacionam com as suas próprias crenças, tanto pessoais quanto profissionais.

Leia a descrição do cargo

Outro elemento ao qual você deve ficar atento na hora de escolher o primeiro estágio é a descrição do cargo. Infelizmente, muitas empresas aproveitam os estagiários para delegar atividades burocráticas e pouco relevantes para o aprendizado profissional do aluno. Portanto, é essencial que você busque por estratégias que evitem esse perfil de organização, encontrando apenas as melhores oportunidades para você.

Para isso, leia atentamente a descrição do cargo e busque identificar as tarefas que você efetivamente terá que realizar na prática. A partir disso, entenda qual a relação delas com o que você aprende dentro da sala de aula e os seus desejos em um ambiente corporativo.

Fique atento à localização

Além de ir para a faculdade todos os dias, você também terá que se deslocar até o local do seu estágio. Portanto, em termos logísticos, é essencial que você fique atento à localização da empresa para descobrir se a oportunidade oferecida é viável para você.

Portanto, fique atento à distância entre a sua casa e o local do estágio. Além disso, faça uma estimativa de tempo entre o estágio e a faculdade. Com essas informações, você poderá analisar se é capaz de cursar todas as disciplinas e ainda cumprir o horário no estágio, sem prejudicar nenhuma das duas atividades.

Pesquise os benefícios

Os salários de estagiários não costumam ser muito altos. Porém, diversos benefícios podem ser oferecidos, agregando valor à oportunidade. Portanto, esse é outro elemento que você deve levar em consideração na hora de escolher o melhor estágio para a sua carreira.

Descubra se a empresa oferece vale-transporte, vale alimentação ou plano de saúde para estagiários. Tudo isso deve fazer parte dos seus critérios para escolher a melhor empresa para trabalhar.

Converse com antigos estagiários

Uma ótima forma de identificar se determinado estágio é adequado para você é conversar com pessoas que já passaram por essa experiência. Portanto, busque por alunos da sua instituição de ensino (ou de outras) que já passaram como estagiários pela empresa que está oferecendo a oportunidade.

Converse com eles e busque entender quais foram os pontos positivos e negativos de trabalhar naquela empresa, quais as tarefas que eles realizavam e o conhecimento adquirido nesse tempo. A partir disso, você terá elementos suficientes para entender se determinada oportunidade é ou não adequada para você.

Qual o melhor momento para realizar o primeiro estágio?

Agora que você já sabe como identificar uma boa oportunidade de estágio, é hora de entender qual o melhor momento para iniciar essa experiência. Em primeiro lugar, é preciso que você entenda que não existe um momento ideal compartilhado por todas as pessoas. Porém, alguns elementos podem ajudar nessa escolha. Entenda agora quais são eles.

Avalie a sua carga horária

Em primeiro lugar, avalie quais são as suas disciplinas obrigatórias e qual a carga horária de cada uma. Verifique também as horas de dedicação fora da sala de aula que cada uma delas exige.

A partir disso, você será capaz de entender qual o seu tempo disponível para realizar um estágio e definir qual o melhor momento para fazer isso. Afinal, a carga horária das atividades acadêmicas varia muito ao longo do curso, dependendo do semestre que você está cursando.

Entenda quais são as competências que já possui

Faça uma reflexão crítica sobre quais são as competências, tanto técnicas quanto comportamentais, que você já adquiriu ao longo do curso. A partir disso, você é capaz de identificar se está assumindo um desafio possível ou se vai ter responsabilidades com as quais ainda não é capaz de lidar.

Avalie os pré-requisitos

Por fim, é importante que você leia com atenção quais são os pré-requisitos exigidos para o estagiário. Isso porque muitas empresas exigem que você já tenha cursado determinadas disciplinas ou que esteja em determinada fase do curso para assumir o cargo. Dessa forma, caso você não atenda ao que é exigido, não vale a pena se inscrever naquele estágio.

Caso contrário, ou seja, se você atender aos pré-requisitos, pode ser que o estágio seja uma ótima oportunidade profissional para você. Afinal, quando os requisitos são bem estabelecidos, apenas pessoas bem preparadas conseguem ingressar na empresa.

O primeiro estágio é uma ótima oportunidade, tanto profissional quanto acadêmica, agregando valor à sua formação. Porém, é essencial que você encontre uma oportunidade que combine com você, e no momento adequado, de forma a potencializar os benefícios que o estágio pode proporcionar. Portanto, siga essas dicas e tome uma decisão assertiva que pode se tornar o diferencial da sua carreira!

Gostou das nossas dicas? Que tal continuar recebendo conteúdos como este diretamente na caixa de entrada do seu e-mail? Então assine a nossa newsletter agora mesmo!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-