Estágio em Administração: entenda como é e como conseguir!

6 minutos para ler

Conseguir um estágio em Administração é um desejo para muitos estudantes universitários dessa área, que estão buscando por uma experiência profissional para colocar em prática aquilo que aprendem na faculdade.

Algumas ações podem ser tomadas para encurtar esse caminho e fazer com que você encontre a tão sonhada vaga mais rapidamente. Quer saber como? Então é só continuar a leitura nos tópicos a seguir. Vamos lá?

Como é um estágio em Administração?

Antes de mais nada é preciso que você tenha em mente como é um estágio de Administração. Na prática, você atuará como uma espécie de ajudante, um assistente administrativo, que auxiliará profissionais já formados e aprenderá com eles.

A ideia do estágio é colocar o estudante em contato com o mercado de forma experimental, ou seja, proporcionar que você execute, na prática, os conteúdos que são vistos em forma teórica no seu curso. Isso não quer dizer que um estagiário não tem responsabilidades!

Cada vez mais, se você demonstrar que é responsável, gosta de aprender, sabe trabalhar em equipe, cumpre prazos etc., os gestores da empresa em que você estagia vão gostar de você. De tal forma, as chances de você ser efetivado e ocupar um cargo fixo na companhia não são poucas, mas é preciso demonstrar um bom desempenho.

O que é preciso fazer para conseguir um estágio em Administração?

Entendido como funciona um estágio em Administração, você deve estar buscando meios para saber o que é preciso fazer para conseguir um, não é mesmo? Elencamos algumas dicas excelentes. Veja, a seguir!

Liste as empresas nas quais você gostaria de estagiar

Faça uma lista com as empresas em que você gostaria de estagiar e pesquise sobre elas. Cadastre-se em formulários de contato para receber informações e siga essas companhias em redes sociais, como o LinkedIn.

Essa interação virtual com as empresas vai gerar uma aproximação que, no futuro, pode resultar em uma contratação. Quando você perceber que os perfis da empresa publicaram algo nas redes sociais, por exemplo, você pode comentar, destacando como achou pertinente tal publicação, dando a sua opinião sobre o assunto etc.

Conheça bem a empresa

Se você for chamado para uma entrevista de estágio, é preciso conhecer bem a empresa em que participará do processo seletivo. Estude sobre a companhia, como se fosse para uma prova da faculdade.

Acesse o site e leia a parte institucional, converse com pessoas que trabalham lá, busque entender o que a empresa faz, como ela se relaciona com o seu público etc. De tal maneira, quando chegar na entrevista e demonstrar esse conhecimento para o recrutador, você pode sair na frente de outro candidato, que não tenha feito a “lição de casa”.

Analise as competências necessárias

Cada vaga tem especificidades, dependendo muito da área que ela comporta, por exemplo. Você já deve saber que, ao se formar em um curso de Administração, o mercado é bastante vasto.

Um profissional com essa formação pode trabalhar com recursos humanos, no setor financeiro, na logística, no marketing, na gestão estratégica, entre outras áreas. Por isso, sempre veja o que é necessário saber para cada vaga que concorrerá.

Imagine, por exemplo, que você foi chamado para uma entrevista, cuja vaga é para o setor de logística. Nesse caso, você pode buscar por alguma formação complementar, como um curso online gratuito sobre esse tema. Assim, os recrutadores perceberão que você já tem conhecimentos específicos sobre aquela área e isso pode fazer você passar na frente dos concorrentes.

Elabore um currículo atrativo

É importante que você elabore um currículo que chame a atenção dos recrutadores. Isso não quer dizer que ele precisa ser colorido, ilustrado ou cheio de firulas, mas que precisa ser organizado, trazer informações relevantes sobre você e sua estratégia acadêmica e profissional.

Caso ainda não tenha nenhuma experiência profissional para colocar no currículo, fale sobre trabalhos voluntários que você tenha realizado, crie um portfólio com trabalhos da faculdade, mostre cursos complementares que você realizou etc.

Busque uma função que tenha a ver com você

O estágio é um momento da carreira que serve como experimentação. Muitas vezes temos a ideia de que adoramos determinada área — recursos humanos, por exemplo —, mas quando se inicia o trabalho em um RH, se percebe que não é aquilo que você espera para a sua carreira e que talvez seja interessante buscar uma vaga em outro departamento, também relacionado à Administração.

Quanto antes você tiver uma noção das áreas com as quais tem mais afinidade, melhor. Assim, você pode refinar as buscas e focar em conquistar as vagas que têm mais a ver com o seu perfil.

Uma boa ideia para testar esse autoconhecimento é analisando a grade curricular do seu curso. Veja quais são as disciplinas que você mais gostou de cursar até agora e observe em que área da Administração elas mais se encaixam. Assim, você terá um norte sobre as vagas que são mais interessantes para você.

Tenha um bom relacionamento com os seus professores

Os professores das faculdades de Administração, em muitos casos, além da atividade como docente, atuam no mercado. Assim sendo, eles são pessoas que têm contatos e que ficam sabendo quando as empresas buscam estagiários.

Ao manter um bom relacionamento com os professores, mesmo após o término das disciplinas, eles poderão indicá-lo para as empresas, caso tenham conhecimento de alguma vaga interessante.

Visite o site da Newik com frequência

A Newik atua como uma consultoria estratégica para o recrutamento de estagiários para as empresas. De tal forma, temos parceria com muitas organizações, de todas as áreas, que divulgam as vagas em nosso site.

Salve o nosso endereço na sua barra de favoritos e olhe frequentemente as novidades que foram publicadas. Assim, sempre que visualizar uma vaga que for de seu interesse, se candidate.

Se você seguir essas dicas, será muito mais fácil de conseguir um estágio em Administração. Lembre-se que nós, da Newik, estamos sempre à disposição para auxiliá-lo nesse momento tão importante da sua vida profissional.

Que tal acessar o nosso site agora e já procurar uma vaga interessante para você? Não perca essa oportunidade. Desejamos boa sorte!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-