Estágio em marketing: veja como conseguir os melhores

6 minutos para ler

A área de marketing é uma das mais promissoras para os profissionais formados em administração ou comunicação social, assim como em habilitação em publicidade e propaganda, jornalismo ou relações públicas, entre outros cursos afins.

É em função disso que muitos estudantes buscam por um estágio em marketing para iniciar uma carreira nesse segmento e colocar em prática os conhecimentos que aprendem em sala de aula. Além disso tudo, é claro, já é possível ganhar uma graninha para as despesas pessoais.

Se identificou com essa situação? Então, siga conosco e entenda mais sobre como funciona um estágio em marketing e dicas para conseguir as melhores vagas. Vamos lá?

Entenda como funciona um estágio em marketing

A área de marketing é bastante ampla e exige diversos profissionais para exercer diferentes atividades. É claro que você deverá se especializar em uma das vertentes que mais gosta de atuar, mas é preciso ter pelo menos um conhecimento básico de todos os vieses da profissão. Os estágios servem justamente para isso: para que você possa experimentar cada área.

Ao fazer um estágio em marketing, você poderá trabalhar com redes sociais, com produção de conteúdo textual para diferentes canais, no estudo e segmentação de público, na produção e edição de vídeos, fotos e áudios, no atendimento ao consumidor, no planejamento de campanhas etc.

A ideia é que você verse por diversos caminhos, até encontrar a área do marketing que deseja seguir carreira e se especializar.

Confira 7 dicas para conseguir um estágio na área de marketing e comunicação

Mas, afinal, como conseguir um estágio na área de marketing e comunicação? Para sanar essa dúvida, listamos 6 dicas incríveis! Confira a seguir e coloque-as em prática para aumentar as chances de conquistar a vaga desejada!

1 . Entre em sites especializados

Existem diversos sites de agências de emprego e das próprias universidades que oferecem programas de estágio. Nossa dica é que você acesse essas páginas com frequência e sempre verifique se existem novas vagas disponibilizadas.

Também é recomendado verificar os sites das empresas que você gostaria de trabalhar e ver se há uma seção “Trabalhe conosco”. Caso haja, cadastre o seu currículo para fazer parte do banco de talentos da companhia.

2. Faça cursos

A faculdade é essencial, no entanto existem alguns conteúdos mais objetivos e que são importantes para a carreira de marketing, mas pouco explorados nas disciplinas acadêmicas. É o caso das ferramentas de edição de imagem e vídeo, por exemplo.

Verifique quais são esses pontos que você pode explorar e faça cursos especializados nessas áreas. Hoje em dia, na internet, há diversos cursos online que são gratuitos ou que cobram um valor mais acessível do que as instituições presenciais, sem que percam em qualidade.

3. Crie um currículo criativo

A criatividade é uma das competências mais buscadas em um estagiário de marketing. Por isso, para você que está pleiteando uma vaga nessa área, é recomendado inovar e fazer um currículo criativo.

Você pode criar uma folha com um design diferenciado, mas sem deixar de lado o profissionalismo. Se você já tem um portfólio com peças gráficas ou textos que produziu, anexe ao currículo ou deixe um link para acesso.

O portfólio é importante, e se você ainda não tem materiais produzidos para clientes, uma boa alternativa é construir um catálogo com trabalhos que você fez na faculdade. Isso demonstra interesse e que você está preocupado em construir uma carreira sólida.

4. Peça dicas aos professores

É bem provável que os seus professores da faculdade tenham contatos com empresários e profissionais de marketing que necessitem contratar estagiários. Por isso, converse com eles sobre o seu desejo e verifique se eles têm indicações de empresas ou agências onde você possa deixar seu currículo.

Além disso, os professores têm conhecimento do mercado e podem norteá-lo para as áreas do marketing que mais estão em alta no momento ou na sua região. Assim, você poderá se preparar melhor para as atividades que mais geram frutos em uma carreira profissional.

5. Converse com pessoas da área

Praticar o networking, ou seja, se relacionar com pessoas do segmento em que você deseja atuar é importante durante toda a sua carreira profissional. Comece a fazer isso ainda enquanto estudante e aumente as suas chances de conquistar um estágio na área de comunicação e marketing.

Para isso, vá a eventos, participe de grupos sobre marketing nas redes sociais, siga profissionais influentes e empresas de recrutamento no LinkedIn etc.

6. Conheça o potencial de contratação de uma empresa

De nada adianta você perder tempo preparando currículos e enviá-los para empresas que não têm um potencial de contração para a área de marketing. Por isso, pesquise sobre as empresas para as quais pretende se candidatar e veja se elas têm um departamento sólido de comunicação.

Também busque por empresas que são focadas apenas nessa área, como as agências de comunicação e publicidade, que prestam serviços de assessoria em marketing para outras empresas.

7. Saiba como se portar nas entrevistas

Uma vez que você tiver uma entrevista de estágio agendada, é preciso saber como se portar nessa ocasião. Para isso, pesquise sobre a empresa e demonstre interesse aos recrutadores.

Também estude sobre como se posicionar, o tipo de linguagem que usará na conversa, qual é a roupa mais adequada para vestir etc. Lembre-se também de que o corpo fala e que você precisa estar atento para a forma como gesticula e se expressa enquanto conversa com os recrutadores.

Veja como uma empresa de recrutamento pode ajudar a conseguir um estágio

Para conseguir um estágio em marketing mais rapidamente, contar com uma consultoria estratégica em recrutamento pode ser uma alternativa interessante. Essas empresas têm o compromisso de buscar pessoas que se encaixam na cultura organizacional de cada companhia e poderão fazer um estudo minucioso do seu perfil para verificar em qual organização você poderia se dar melhor no trabalho.

A Newik presta esses serviços e está à disposição para ajudá-lo. Para conhecer mais sobre o nosso trabalho, acesse o nosso site agora mesmo!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-