Você sabe como funciona o estágio na área de engenharia?

6 minutos para ler

Conseguir um estágio na área de engenharia é muito importante para os estudantes de cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, entre outras modalidades. Afinal, é preciso ver como os conhecimentos aprendidos na faculdade são exercidos na prática e adquirir experiência profissional.

O problema é que nem sempre os estudantes têm ciência sobre as funções do estágio, tampouco sobre o que fazer para conquistar uma vaga. Se identificou com essa situação? Então este artigo é para você!

Continue conosco e entenda de uma vez por todas como funciona o estágio na área de engenharia. Vamos lá?

Funções do estágio na área de engenharia

As funções do estágio são muito relevantes não só para as engenharias, mas para as ocupações do mercado de trabalho de modo geral. Conheça, a seguir, as principais delas.

Contato com profissionais da área

Ao fazer um estágio na área de engenharia, você estará em contato com profissionais que já são formados e têm bastante conhecimento sobre os assuntos que você está aprendendo na faculdade.

De tal modo, poderá alinhar os conteúdos aprendidos em aula com a prática da profissão de engenheiro no dia a dia. Isso é muito importante para se destacar no futuro.

Inserção no mercado de trabalho

Ao iniciar um estágio, você estará se inserindo no mercado de trabalho. Isso significa que, se você se destacar, poderá ser efetivado na empresa ao término do contrato como estagiário.

Mesmo que essa efetivação não ocorra, você terá feito contatos profissionais e terá uma experiência para colocar no seu currículo. Isso certamente conta muitos pontos quando você for se candidatar a vagas de emprego no futuro.

Renda própria

O estagiário ganha um salário ou bolsa em remuneração aos serviços que presta à empresa. Com esse valor, você poderá ter mais independência, já que irá dispor do seu próprio dinheiro para gastar como quiser.

Seja para comprar roupas, livros de estudo ou até mesmo para sair no final de semana com os amigos, um dinheiro para chamar de seu é sempre bem-vindo, não é mesmo?

Competências mais procuradas nessa área

Existem algumas características que são muito procuradas por candidatos a vagas de estágio na área de engenharia. É importante que você as desenvolva para aumentar as chances de conseguir se tornar um estagiário em uma empresa renomada. Saiba quais são elas, na sequência!

Raciocínio lógico

É preciso que o estagiário de engenharia tenha um raciocínio lógico bem desenvolvido, uma vez que essa habilidade é necessária para resolver os complexos cálculos que você já deve conhecer muito bem.

Criatividade

Por mais que a engenharia seja uma ciência exata, é importante que os profissionais sejam criativos. Somente assim é possível desenvolver soluções adequadas para problemas que podem surgir no decorrer das atividades realizadas nas empresas.

Liderança

Por mais que você seja estagiário, desenvolver habilidades de liderança é interessante para que você se destaque entre os colegas. Isso pode ser a peça-chave para que você consiga uma efetivação na empresa ou uma indicação para trabalhar em outro local.

Comunicação

Muitas vezes o engenheiro é visto sob o estereótipo de ser uma pessoa fechada e que não tem muitas habilidades sociais. Você precisa provar que isso não é verdade e ser bastante comunicativo, uma vez que essa característica é bastante valorizada nas empresas.

Dicas para conseguir um estágio de engenharia

Agora que você já sabe sobre a importância do estágio na área de engenharia e quais são as habilidades mais buscadas pelo mercado, deve estar se perguntando sobre como conquistar uma vaga, certo? Então, confira as dicas a seguir!

Capriche no currículo

Sabe aquele ditado popular que diz “a primeira impressão é a que fica”? Quando falamos na elaboração de currículos, ele é muito verdadeiro! Isso porque esse documento é o primeiro contato que a empresa terá com você.

Logo, ele precisa ser elaborado com bastante capricho, tendo informações organizadas e sendo um resumo das suas competências, experiências e vivências, como cursos extras — de idiomas ou de informática, por exemplo.

Participe de eventos

Sempre que a sua faculdade fizer eventos em que palestrantes de empresas participarão, ou então acontecerem congressos ou workshops em sua cidade, participe. Nesses encontros você poderá praticar o networking e conhecer pessoas que poderão indicá-lo para uma vaga no futuro.

Também existem eventos específicos para quem está na busca por um estágio, como as experiências imersivas para candidatos, que garantem o contato com as melhores empresas do país.

Se prepare para as entrevistas

Depois que você começar a se candidatar para as vagas de estágio na área de engenharia, é natural que as empresas o chamem para ser entrevistado. Antes desse encontro, é recomendado que alguns cuidados sejam tomados.

Prepare-se para a entrevista, evitando nervosismo na hora do encontro. É bem provável que os recrutadores perguntem sobre as suas ambições profissionais, como espera estar no futuro, o que acha do curso de engenharia etc. Prepara-se psicologicamente para responder a todas essas questões.

Flexibilize os seus horários

Sabemos que o curso de engenharia é bem puxado e que você precisa estudar muito. Porém, se deseja conciliar a faculdade com um estágio, precisa flexibilizar os seus horários para dar conta de tudo.

Prefira sempre cursar as disciplinas da faculdade à noite! Assim, você estará livre para estagiar no horário comercial, que é a parte do dia em que a grande maioria das empresas trabalham. Ao ter um horário flexível, você estará à frente de concorrentes que estudam durante o dia.

Procure nos lugares certos

Para encontrar as melhores vagas de estágio, você precisa procurar nos lugares certos. Existem agências de recrutamento de talentos, que colocam os estudantes em contato com as grandes empresas, fazendo com que ambos se conheçam e efetivem contratos de estágio.

A Newik é uma das instituições que pode ajudar você a conquistar o tão sonhado estágio na área de engenharia. Por isso, sempre visualize o nosso site para encontrar as melhores vagas.

Quer se candidatar a algumas vagas agora mesmo? Então acesse o nosso site e veja as empresas que estão em busca de estagiários!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-