Estágio na área de Estatística: com funciona e como conquistá-lo

6 minutos para ler

Um bom estágio na área de Estatística enriquece o currículo dos estudantes que estão cursando a primeira graduação ou de profissionais que já acumulam experiência em algum outro segmento e desejam uma recolocação com uma nova formação universitária.

O estágio profissional é a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos teóricos adquiridos em aulas no curso de graduação, bem como vivenciar o cotidiano da profissão escolhida. Ele é a porta de entrada para uma carreira.

Neste artigo, vamos comentar sobre o estágio na área de Estatística e como conseguir uma boa vaga para vivenciar essa experiência. Continue lendo para saber mais!

A área de Estatística

Muito mais do que a realização de cálculos, elaboração de gráficos e análise de dados, o estatístico é o profissional responsável por solucionar problemas reais relacionados a uma empresa ou à sociedade. Nesse sentido, a Estatística permite diversificar a atuação em qualquer área do conhecimento.

O estatístico consegue transformar os dados em informações relevantes para a tomada de decisões, podendo exercer diferentes atividades relacionadas ao desenvolvimento de modelos estatísticos para segmentos de mercado, planejamento de pesquisas de opinião, extração e análise de dados de diferentes sistemas, dentre outras.

Veja a seguir as oportunidades que a área oferece para o exercício da profissão:

  • bioestatística — determinação de métodos e organização dos dados de pesquisas em ciências biológicas e saúde;
  • computação — criação de programas de estudos estatísticos;
  • indústria — análise de amostras colhidas em várias fases de produção, para apurar eventuais erros e selecionar métodos de melhoria da qualidade de um produto, bem como realização de estudos de implantação e expansão de fábricas, produtividade e controle de estoque;
  • internet — montagem de bancos de dados digitais, criação e gerenciamento de programas de busca;
  • perfil de consumidores — análise do público-alvo e levantamento das suas características, visando à definição de estratégias de negócio e embasamento de campanhas publicitárias;
  • pesquisas — obtenção de dados sobre o tipo de consumo em determinada região, por faixa etária ou classe social, bem como atuação em levantamento de dados eleitorais;
  • recursos humanos — análise de salários e avaliação de fundos de pensão, planos de saúde e de previdência;
  • setor financeiro — atuação na área de seguros, análise de risco, avaliação de investimentos e de fluxo de caixa.

O estágio na área de Estatística

Em geral, o estagiário auxilia na organização, síntese e análise dos dados matemáticos. Para tanto, utiliza técnicas de amostragem, inferência e modelagem, proporcionando suporte para a tomada de decisões gerenciais em diferentes tipos de organizações.

O estágio em Estatística é uma experiência transformadora, não apenas para a formação acadêmica mas também para desenvolvimento de habilidades essenciais que preparam para o mercado de trabalho, como autonomia, gestão do tempo, capacidade de se portar e se relacionar adequadamente em um ambiente corporativo, dentre outras.

Além disso, o estágio proporciona o desenvolvimento de competências do futuro estatístico com uma visão pragmática do negócio, pensamento analítico e adaptação às novas tecnologias.

Os passos para conseguir um estágio

Para conseguir uma vaga de estágio e se destacar é preciso elaborar um bom currículo, que chame a atenção dos recrutadores. Portanto, é essencial prepará-lo com atenção, para mantê-lo atualizado e adaptado à vaga pretendida.

Nesse sentido, é importante observar que currículos genéricos podem passar a impressão de candidato inseguro, que não sabe o que quer. Essa adaptação deve incluir habilidades específicas relacionadas à vaga. Esse é um aspecto muito importante, pois indica uma correlação de competências com determinado perfil solicitado.

Identificar um diferencial competitivo

Na hora de aplicar para um estágio é importante identificar um diferencial competitivo e deixá-lo claro no currículo. Facilidades no relacionamento interpessoal e conhecimento de outro idioma são aspectos que somam pontos na avaliação do candidato.

Além disso, a participação em eventos na área demonstra o interesse do candidato em ampliar os seus conhecimentos e estabelecer objetivos de seguir uma carreira. Isso inclui palestras proferidas por profissionais de destaque na Faculdade, que devem fazer parte do currículo.

Investir em qualificação além da faculdade

A interdisciplinaridade é a chave para conseguir aquela vaga de estágio tão desejada. Para tanto, é preciso complementar a graduação com alguns cursos que possam abrir um grande leque de possibilidades para atuação no mercado.

Na área de Estatística, isso significa adquirir conhecimentos em programação, idiomas e outros. Além do investimento em cursos complementares, é interessante valorizar o currículo com capacitações em seminários, palestras, simpósios e outros eventos oferecidos por empresas, Organizações não Governamentais (Ongs) e instituições de ensino.

Ter um bom domínio em planilhas

Dominar a elaboração de planilhas é uma habilidade essencial e muito apreciada pelos recrutadores de candidatos para vagas de estágio em Estatística. Atualmente, os conhecimentos diferenciados mais solicitados são as planilhas eletrônicas em Excel e ferramentas de análise de dados (Power BI).

Ter o domínio de um segundo idioma

Uma segunda língua não é mais um diferencial, mas uma exigência. Para integrar o quadro de colaboradores de uma grande corporação é preciso investir nessa aprendizagem. O nível de fluência exigido, em geral, varia do intermediário ao avançado, entretanto, quanto maior for, melhor será a avaliação do candidato.

Por se tratar de um idioma universal, a língua que costuma predominar no mundo corporativo é a inglesa. Mas é preciso usar de honestidade quanto ao nível de domínio, pois os recrutadores testam os conhecimentos nesse sentido.

Acompanhar as melhores vagas no site da Newik

Para acompanhar as melhores vagas de estágio é preciso buscá-las nos lugares certos. Existem agências que fazem o recrutamento de talentos, colocando os estudantes em contato com grandes empresas, permitindo que as partes se conheçam e efetuem contratos de estágio.

A Newik é uma das instituições que pode auxiliar a conquistar a tão sonhada vaga de estágio na área de Estatística. Por isso, é importante acessar o nosso site diariamente para encontrar as melhores oportunidades e fazer testes online.

Como vimos, o estágio na área de Estatística prepara o futuro profissional para atuar no mercado, proporcionando conhecimentos e competências práticas essenciais para o desenvolvimento da carreira. Nesse sentido, para conseguir uma boa vaga de estágio, é importante se preparar e acompanhar as melhores oportunidades em sites como o da Newik.

E você, já está se preparando para um estágio em Estatística? Para acompanhar as melhores vagas na área, preencha o formulário de currículo em nosso site!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-