Estágio na área de psicologia: saiba como funciona e como se preparar!

6 minutos para ler

Conseguir um estágio na área de psicologia é uma das etapas mais importantes, ainda na graduação, para percorrer um futuro profissional promissor. Os estágios permitem que sejam experimentados todos os segmentos que esse profissional trabalha, para que o aprendiz possa se encontrar e compreender em qual deles deseja atuar.

O mercado de trabalho de psicologia segue em crescimento, e isso reforça a importância de um bom estágio. O estudante passa a ter contato desde cedo com os desafios, os problemas e as perspectivas de determinada área de atuação, colocando em prática o que vem aprendendo na faculdade e adquirindo experiência.

A seguir, explicamos onde os estudantes de psicologia podem estagiar e algumas dicas para você conquistar essa tão sonhada vaga. Continue conosco e confira!

Saiba onde é possível fazer um estágio na área de psicologia

O estágio na área de psicologia pode ser realizado em diversos tipos de organização. Afinal, o psicólogo é um profissional versátil e que pode atuar em diferentes vertentes.

Observe, na sequência, alguns locais em que você pode realizar o seu estágio de psicologia e dar o pontapé inicial em uma jornada de sucesso.

RH de empresas

Os psicólogos podem atuar no setor de Recursos Humanos, ao desenvolver atividades como o recrutamento e a seleção de novos funcionários e promover o bem-estar daqueles que já atuam na empresa.

Ainda no âmbito empresarial, o profissional de psicologia também pode atuar junto com a equipe de jornalistas, relações-públicas e outros colaboradores da comunicação em programas de endomarketing.

Clínicas-escola

Antes de ser formado e ter registro no conselho de classe, os estudantes de psicologia não podem abrir e nem atuar como psicólogo clínico. Porém, muitas universidades oferecem vagas de estágio em clínicas-escola.

Nesses locais, os estudantes são supervisionados por profissionais já formados e orientam pessoas que necessitam de atendimento psicológico, mas não têm condições de pagar uma consulta particular.

Instituições jurídicas

Instituições jurídicas como fóruns, varas de infância, conselho tutelar e órgãos relacionados à assistência social também contratam estagiários de psicologia. Essas instituições podem dar suporte a pessoas que estão em situação de vulnerabilidade, o que requer um profissional que atua na área.

Escolas

Muitas escolas contam com psicólogos para desenvolver atividades e dar orientações psicológicas a alunos, pais e professores. A infância e a adolescência são fases da vida em que muitos questionamentos surgem, e é preciso usar da psicologia para que isso seja lidado com naturalidade e não gere problemas.

Fazer estágio em escolas é uma boa alternativa para quem está começando a atuar na área e quer dar os primeiros passos em sua rotina profissional.

Veja como conseguir um bom estágio

Agora que você sabe onde pode atuar enquanto ainda está na faculdade, vale a pena entender como conseguir um estágio na área de psicologia. Veja quais são as nossas orientações logo abaixo!

Elabore um bom currículo

Muitos estudantes têm dificuldade para elaborar um currículo. Não é raro que, por falta de experiência em se candidatar a vagas de emprego, os primeiros currículos saiam desorganizados ou sem informações fundamentais.

Esse documento deve ser uma apresentação estritamente profissional, com experiências e objetivos de carreira. Na ausência de experiências formais de emprego, você pode inserir trabalhos voluntários em que você já atuou e atividades extracurriculares realizadas durante a graduação.

Saiba que ao se candidatar a uma vaga de estágio, os recrutadores sabem que você não tem uma larga experiência na área. Por isso, o foco deve cair sobre as suas informações sobre habilidades de destaque e projetos realizados na faculdade.

Amplie a sua rede de contatos

Para aumentar as chances de conseguir um estágio na área de psicologia, é importante ampliar a sua rede de contatos. Converse com os profissionais que já são formados e estão no mercado de trabalho, pois eles podem saber de vagas e até indicar você a empresas.

Também vale a pena criar uma conta no LinkedIn e seguir profissionais da área de psicologia. Utilize essa rede social para ter novas conexões e ser visto pelo mercado de trabalho.

Um bom relacionamento com os professores da sua faculdade é outro ponto que pode fazer a diferença. Os professores normalmente têm contato com profissionais do mercado e muitas vezes se mostram dispostos a ajudar alunos que demonstram interesse em estagiar.

Desenvolva as habilidades requisitadas pelo segmento

É importante que você desenvolva habilidades requisitadas pela área de atuação em que você deseja ingressar. Para isso, é importante que você estude além do que aprende na faculdade. Se você quer atuar na área de psicologia organizacional, por exemplo, deve participar de palestras, seminários e fazer cursos online.

Você sairá na frente de colegas que não têm essa formação extra ao concorrer em determinadas vagas de estágio.

Saiba se portar em entrevistas

Você finalmente conseguiu uma entrevista e agora precisa fazer bonito para impressionar os recrutadores! Como estudante de psicologia que é, você deve saber que nessas horas o nervosismo pode tomar conta e ser um inimigo, não é?

Nesse momento, procure desenvolver um controle emocional! Lembre-se de que tudo está sendo avaliado, como a sua pontualidade, a roupa que está vestindo, a forma como se porta, a maneira como fala e gesticula etc.

Tome todos os cuidados necessários, mas sobretudo evite interpretar um personagem. Não diga mentiras e seja sempre você mesmo! A sinceridade sempre compensa, e as mentiras podem ser descobertas e colocar em risco as suas chances de conseguir uma vaga.

Candidate-se a vagas em portais especializados

Para conquistar uma vaga de estágio na área de psicologia, é preciso buscá-la no lugar certo. O mundo digital já nos oferece a chance de enfrentar diversos desafios da vida com mais leveza e rapidez, e com a busca por oportunidades de estágio não é diferente. Candidate-se a vagas em portais especializados e conquiste sua vaga no mercado de trabalho.

Existem empresas especializadas no recrutamento e seleção de estagiários, como a Newik! Somos uma consultoria estratégica focada em selecionar os melhores estagiários para grandes empresas. Se você busca um estágio na área de psicologia, essa é a melhor alternativa para encontrar a vaga ideal para o seu perfil.

Gostou das dicas? Entre em contato conosco e veja como o nosso processo totalmente digital ajudará você a ingressar no mercado de trabalho.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-