Inglês: Por que ele é tão importante para vagas de estágio?

6 minutos para ler

A fluência numa língua estrangeira deixou de ser um diferencial e já é considerada em muitas seleções de emprego um conhecimento obrigatório. Nesses casos, ter apenas noções básicas não é suficiente. O inglês para vaga de estágio é cada vez mais importante, principalmente termos e expressões ligadas à área de atuação da empresa.

Além de atender às capacitações do perfil profissional para determinado cargo, falar inglês tem sido uma exigência nas seleções de estágio que proporciona inúmeras vantagens, como a garantia de melhores cargos e salários. Devido à importância desse aspecto para diversas atuações, algumas empresas já fazem entrevistas de emprego em inglês.

Neste artigo, vamos explicar em mais detalhes a importância do inglês para as vagas de estágios e apresentar algumas dicas para melhorar o seu nível de conhecimento nesse idioma. Acompanhe a leitura!

Importância do idioma inglês em vagas de estágio

A principal habilidade para quem busca vaga de estágio em grandes empresas, como as multinacionais, é o conhecimento em inglês. Em algumas áreas de atuação, a fluência no idioma é indissociável, como cargos nas áreas de tecnologia da informação, tradução, entre outros.

Dessa forma, o conhecimento mais profundo do idioma se torna fundamental para concorrer a uma vaga de estágio. Em áreas em que o inglês é um conhecimento complementar, o candidato passa a ficar em evidência na seleção, uma vez que o segundo idioma dá acesso a um leque maior de referências para se utilizar no dia a dia.

A língua estrangeira como instrumento de expansão profissional e pessoal

O inglês abre caminhos para a ampliação não somente da vida profissional, mas também da vida pessoal. Veja, a seguir, os benefícios que a fluência nessa língua pode proporcionar.

Oportunidade de trabalhar e estudar em outro país

As empresas multinacionais costumam oferecer vagas por transferência para funcionários fluentes em inglês. Dessa forma, é possível trabalhar em outros países e até fazer um curso de especialização fora do Brasil, o que é uma excelente oportunidade para o seu crescimento profissional.

Além de conseguir se comunicar em outro país, quem pretende fazer um curso de pós-graduação no exterior precisa ter um certificado de proficiência no idioma como o IELTS (International English Language Testing System) e o TOEFL (Test of English as a Foreign Language). Eles são obtidos após rigorosos testes para avaliar a escuta, escrita, leitura e a fala da pessoa em inglês.

Conseguir melhores cargos e salários

A fluência num segundo idioma valoriza o candidato e contribui muito para que ele consiga melhores vagas de estágio e salários. Isso acontece porque pessoas que falam inglês estão mais aptas a entender as novas tendências do seu segmento e a se comunicar com mais pessoas.

Profissionais bilíngues, com fluência em inglês, conseguem ganhar salário até 70% maior. É uma ótima maneira de dar um salto na sua carreira e atingir cargos atrativos.

Conversar com pessoas e conhecer outras culturas

A importância da língua estrangeira para a carreira extrapola a conquista de uma vaga de estágio. A habilidade com um segundo idioma é importante para aprofundar os conhecimentos na área de trabalho e atuar em empresas multinacionais, mas também possibilita conversas com pessoas de diferentes culturas, ampliando o networking com profissionais de outros países.

Fazer viagens internacionais pela empresa

Muitas empresas precisam de profissionais que as representem em outros países para resolver parcerias, apresentações em eventos etc. Para os profissionais, as viagens internacionais são excelentes oportunidades de aprimoramento do inglês e valorização do currículo.

Ampliação o acesso às informações profissionais

A importância do inglês para a carreira também se relaciona com os estudos, já que, por meio de pesquisas na internet, é possível ter acesso a conteúdos de vários países. Isso permite o aprofundamento dos conhecimentos em determinada área, ao utilizar pesquisas, cursos, livros e palestras em outro idioma como fontes.

A leitura e a comunicação em inglês podem ampliar a sua formação e permitir que você desenvolva novas habilidades. Cursos de extensão e de aperfeiçoamento profissional num idioma estrangeiro podem melhorar bastante o seu currículo.

Dicas para melhorar a compreensão e a fala em inglês

Aprender outro idioma não deve ser considerado um fardo, mas um desafio que pode ser extremamente prazeroso. Tendo isso em vista, veja as nossas dicas para melhorar a sua compreensão no inglês:

  • pesquise sobre a cultura dos países que adotam o idioma. Quando você não tem conhecimento sobre os hábitos regionais, muitas coisas podem não fazer sentido, dificultando o seu aprendizado;
  • anote palavras e frases novas que aprendeu em inglês;
  • assista a canais no YouTube com orientações sobre o idioma;
  • baixe aplicativos que oferecem ensino de inglês (muitos são gratuitos);
  • mude o idioma do seu celular, tablet ou qualquer aparelho eletrônico para o inglês. Assim, você se acostumará com termos e frases no seu cotidiano;
  • estude diariamente por pelo menos 30 minutos;
  • etiquete a casa com nomes de objetos em inglês;
  • faça exercícios de inglês online;
  • procure ler livros simples e sites de notícias em inglês;
  • não se cobre para falar perfeitamente — o importante é conseguir se comunicar, entendendo e se fazendo entender, mesmo cometendo erros;
  • não se preocupe com palavras isoladas que não conheça ao assistir filme, série ou ler um texto em inglês — procure sempre entender o máximo do contexto;
  • não traduza palavra por palavra, pois muitas vezes elas não correspondem às palavras que os nativos utilizam. O importante é entender e não traduzir;
  • ouça inglês sempre que houver oportunidade, por meio de filmes, podcasts, músicas, entre outros meios;
  • treine textos com áudio em inglês, principalmente com a voz de uma pessoa nativa.

Outras dicas que merecem destaque é ouvir músicas em inglês, acompanhando a leitura da letra, e assistir a filmes e séries em inglês, com legendas no idioma. Comece assistindo com legendas traduzidas e depois assista ao mesmo filme ou série com a legenda em inglês, continuando dessa forma até não precisar mais desse recurso.

Como vimos, o inglês para vaga de estágio é uma exigência do mercado de trabalho e uma competência essencial para o perfil profissional de um candidato. Além de ser fundamental para conseguir melhores salários, a fluência no idioma também abre portas para estudar, trabalhar fora do país, conhecer outros profissionais e culturas de outros povos.

Gostou deste artigo? Então, assine a nossa newsletter e receba todas as nossas novidades diretamente em seu e-mail!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-