Currículo para estágio: passo a passo para criar um impecável

6 minutos para ler

Você sabe montar um currículo para estágio que seja atrativo para os recrutadores? Se você está em busca do seu primeiro emprego no mercado, saber elaborar um bom currículo é fundamental!

Mas se você ainda não tem certeza se está fazendo isso da forma correta, não se preocupe! Neste texto, nosso objetivo é justamente ajudar você a descobrir o que deve e o que não deve constar nesse documento.

Pronto para descobrir como fisgar os recrutadores? Então continue a leitura!

Porque é importante ter um bom currículo?

Podemos dizer que o currículo para estágio é o primeiro contato entre um jovem profissional e uma empresa. Nada mais lógico do que querer causar uma boa impressão com ele, certo?

Sabemos que as melhores vagas do mercado de trabalho são extremamente disputadas. Isso quer dizer que os recrutadores terão inúmeros currículos para analisar.

Por isso, é imprescindível acertar na elaboração desse documento, fazendo com que ele chame a atenção e não seja prontamente descartado pela equipe de recrutadores.

O que é preciso para mostrar seu currículo às empresas?

Garantir um currículo exemplar inclui caprichar nas informações, evitar erros ortográficos a todo custo e falar sobre quem é você como profissional.

É importante ressaltar que um currículo para estágio não deve ser mais longo do que o necessário. Na verdade, ser simples e pontual nas informações é o melhor caminho para essa apresentação.

Existem algumas características que você também deve priorizar ao elaborar e cadastrar um currículo para estágio. Veja abaixo.

Formato

Uma das coisas que você deve fazer é se atentar à forma de salvar o documento. Ele não deve ser enviado para o e-mail ou site da empresa em formato do Word ou outro programa de edição de texto.

O ideal é que o currículo seja enviado em PDF, assim, ele poderá ser aberto em qualquer computador e não poderá sofrer alterações de formatação ou informações.

Cadastro

Existem várias formas de fazer com que seu currículo chegue às empresas. Para aumentar suas chances de conseguir uma vaga de estágio, é importante que você não se atenha a apenas uma forma de divulgação.

Além do tradicional envio via e-mail, é possível cadastrar seu currículo em alguma plataforma online, colocando as informações em sites especializados em vagas de estágios.

Outro local em que você deve manter seu currículo online atualizado é o LinkedIn. Muitas organizações já recrutam candidatos por essa rede social. Por isso, ela pode ser uma ótima ferramenta para você conseguir uma vaga.

Design

Como falamos, o currículo precisa chamar a atenção do recrutador de forma positiva. Isso não significa que ele deve ter cores fortes ou letras em caixa alta.

Porém, é importante que o design dele seja diferenciado, saindo do básico e inovando na forma de expor os dados de forma clean e atrativa.

Como estruturar seu currículo para estágio?

Está na hora de você saber quais informações de fato precisam constar no seu currículo online e como é a melhor maneira de descrevê-las. Continue a leitura e descubra.

Informações pessoais

As primeiras informações que devem constar em um currículo são os dados pessoais. Isso inclui seu nome completo, endereço, idade e estado civil. Todas as informações devem estar atualizadas e fáceis de serem visualizadas no documento.

Nesse mesmo espaço, você também pode adicionar informações de contato, como seu e-mail e o link do seu perfil no LinkedIn.

Nesse ponto, é bom lembrar que seu registro de e-mail deve ser profissional e não informal. Da mesma forma, seu perfil no LinkedIn deve estar atualizado e passar profissionalismo.

Mesmo que você não coloque o endereço de outras redes sociais em seu currículo online, é comum que recrutadores busquem os perfis dos candidatos nas redes. Por isso, esteja sempre de olho em seu comportamento no Facebook, no Twitter e no Instagram.

Motivo de interesse

Seja em um cadastro de currículo online ou na criação de um documento, há um espaço dedicado para que o candidato faça uma breve apresentação para falar de seu interesse na vaga ou seu objetivo.

Embora não seja necessário se alongar muito, aproveite para mostrar o que levou você a buscar a empresa e como gostaria de atuar e contribuir para o crescimento dela.

Personalizar esse espaço com o nome da empresa e o nome do cargo que deseja ocupar é uma boa estratégia para mostrar ao recrutador que você não está sendo genérico.

Formação

Se você está mandando um currículo para estágio, não pode esquecer de colocar qual é sua formação, em qual período você está e em qual universidade faz o curso.

Também é interessante mencionar o turno em que você estuda e, caso tenha flexibilidade de horário, deixar isso bem claro. Caso você seja bolsista por bom desempenho, pode valer a pena acrescentar essa informação, já que agrega valor ao seu perfil.

Competências

No espaço de competências ou habilidades você pode falar um pouco mais sobre seu conhecimento técnico, como manuseio de máquinas ou programas específicos.

Além disso, você pode acrescentar algumas competências socioemocionais, como liderança, facilidade de relacionamento e trabalho em equipe, comunicação e adaptabilidade em diferentes situações. É claro que você só deve escrever o que for real sobre sua personalidade.

Cursos, atividades e idiomas

Se você tem cursos extras além de sua formação acadêmica, coloque todos que sejam pertinentes à vaga que está pleiteando.

Neste tópico, vale falar de programas de iniciação científica, congressos e minicursos em que você já participou na faculdade. Visto que o conhecimento em idiomas também é valioso na disputa por uma vaga, nem pense em deixá-lo de fora do seu currículo online.

Você pode colocar o nível de conhecimento que tem em cada idioma, inclusive separando em categorias como leitura, escrita, fala e entendimento. Novamente, é importante não mentir, já que esses conhecimentos podem ser testados na entrevista.

Agora você já pode cadastrar seu currículo online ou enviá-lo para as empresas com muito mais confiança! Siga nossas dicas e dedique seu tempo a elaborar um bom currículo para estágio pois a recompensa de uma vaga certamente valerá a pena.

Que tal compartilhar este texto em suas redes sociais? Com certeza existe muita gente precisando de dicas como essas!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-