Afinal, o que colocar no perfil profissional do seu currículo?

6 minutos para ler

Na hora de conseguir um emprego ou estágio, o currículo é o seu cartão de visitas, o primeiro contato que os recrutadores têm com você. Nele você tem a oportunidade de se apresentar e mostrar suas principais competências e conquistas, chamando a atenção dos recrutadores para o seu perfil profissional.

Dentre os diversos tópicos que fazem parte do currículo, o perfil profissional entra como um deles. Ele é uma espécie de resumo das suas principais habilidades, conhecimentos e conquistas para que o recrutador tenha acesso às informações mais importantes sobre você.

Você sabe o que colocar no perfil profissional do seu currículo e o que deve ficar de fora? Leia o artigo e descubra agora mesmo a resposta!

O que colocar no perfil profissional

Em primeiro lugar é importante que você entenda quais são as informações que não podem ficar de fora de um perfil profissional de excelência, capaz de chamar a atenção dos recrutadores. Descubra agora quais são os principais elementos que devem ser colocados!

Grau de conhecimento atual

Inclua o seu maior grau de formação acadêmica. Portanto, na hora de preencher, comece com:

  • bacharel em engenharia;
  • licenciado em letras;
  • mestre em ciência da computação;
  • doutor em psicologia.

Além disso, aproveite esse espaço para destacar cursos e certificados que você tem na sua área de atuação, incluindo o seu mais alto grau de conhecimento em cada um desses elementos.

Principais resultados e conquistas da carreira

Também é importante incluir os principais resultados da sua carreira. Pense nas suas conquistas, no principal impacto que já gerou com o seu trabalho. A partir disso, destaque esses resultados no perfil profissional.

Lembre-se de que, mesmo que você ainda não tenha experiência formal de trabalho, é possível destacar resultados. Para isso, pense em trabalhos voluntários, projetos de iniciação científica ou outros que realizou ao longo da vida e inclua os resultados positivos no seu currículo.

Principais competências e habilidades

Também é importante destacar as suas principais competências, tanto comportamentais quanto técnicas. Portanto, destaque os softwares nos quais você tem conhecimento, linguagem de programação que utiliza, testes psicológicos que pode aplicar, ferramentas que é capaz de utilizar, dentre outras habilidades.

Pense também nas competências comportamentais, como pontualidade, capacidade de trabalhar sob pressão, proatividade, dentre outras.

Disponibilidade de horário e de mudança de cidade

Dependendo da vaga, é importante destacar no perfil profissional qual a sua disponibilidade de horário. Portanto, deixe claro o tipo de jornada que busca para a sua carreira. Além disso, caso tenha disponibilidade para mudar de cidade e, até mesmo, de país, deixe isso claro nesse momento.

O que não colocar no perfil profissional

Sabe quais são os maiores erros de um perfil profissional? Leia e entenda agora o que você não deve incluir nesse tópico do seu currículo.

Mentiras

Nunca minta no seu perfil profissional — e em nenhuma outra parte do currículo. As empresas valorizam mais a integridade e ética do profissional do que suas habilidades e competências. Afinal, conhecimento técnico pode ser adquirido no futuro.

Além disso, mentiras podem fazer com que você prejudique a sua imagem, inclusive, em processos seletivos futuros.

Clichês

Evite frases e termos clichês. Eles dão a impressão de que você não se conhece o suficiente ou está apenas falando o que acha que os recrutadores querem ouvir.

Portanto, inclua apenas aquilo que realmente faz sentido, fugindo ao máximo dos clichês.

Gírias

A maioria das empresas prefere a linguagem formal na hora de analisar um currículo. Mesmo que o ambiente de trabalho seja descontraído, o currículo é um documento e, por isso, usar gírias pode ser mal interpretado. Portanto, invista na linguagem adequada, com boa formatação e sem erros de português, e evite esse tipo de palavra.

Dicas extras para escrever o seu perfil profissional

Quer criar um perfil profissional de impacto para o seu currículo? Então aproveite para continuar a leitura e descubra algumas dicas extras de ouro para garantir o seu sucesso!

Conecte as informações com a vaga

Antes de começar a preencher o seu perfil profissional, estude a vaga e a empresa na qual você está buscando uma oportunidade. Isso porque você pode ter uma série de competências, habilidades e experiências e não é indicado incluir tudo.

Dessa forma, quando você estuda a vaga e a organização, é capaz de selecionar apenas aquelas informações sobre você que são relevantes para o recrutador, criando um perfil profissional de excelência e com o foco na vaga em questão.

Evite ser prolixo

O perfil profissional deve ter, no máximo, 5 linhas. Portanto, evite ser prolixo e foque na objetividade. Escreva da forma mais direta possível, mas sempre buscando chamar a atenção dos recrutadores. Lembre-se de que o seu currículo tem a função de despertar a curiosidade do time de RH para que eles queiram conhecer mais sobre você.

Foque em resultados mensuráveis

Dizer que é proativo, comunicativo, inovador e tantos outros adjetivos tem pouca importância para os recrutadores. Afinal, eles querem saber se você realmente consegue colocar essa habilidades em prática e agregar valor à empresa.

Portanto, foque em resultados mensuráveis e situações práticas que ocorreram ao longo da sua jornada. Aproveite para destacar os impactos dessa forma, mostrando para os recrutadores que você é capaz de potencializar os números da organização com o seu trabalho.

Ter um currículo de impacto pode ser o diferencial que você precisa para conquistar aquela oportunidade tão desejada. Para isso, é essencial criar um perfil profissional de excelência, com todas as informações importantes sobre você e evitando erros de português, gírias, mentiras e clichês.

Agora que você já sabe como fazer isso, aproveite para revisar a sua trajetória profissional e selecionar as melhores informações para preencher o seu perfil profissional. Com isso, você fica cada vez mais perto de conquistar a vaga na empresa dos seus sonhos e potencializar o seu sucesso profissional!

Quer aprender a montar um currículo impecável? Então aproveite e leia também o nosso próximo artigo!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-