Por que fazer Networking é importante para a carreira?

6 minutos para ler

Quando você começa a sua carreira, as experiências profissionais são escassas, o que limita um pouco as oportunidades de encontrar aquele emprego dos sonhos logo no início da vida profissional, não é mesmo? Esse é um dos grandes mitos de carreira. Isso porque a disposição e engajamento, conhecimento teórico e rede de contatos são elementos que agregam valor ao seu currículo, mesmo com pouca experiência prática, abrindo portas no mercado de trabalho.

É aí que o networking entra como elemento central do seu sucesso. Se ele é importante ao longo de toda a sua trajetória profissional, ganha ainda mais relevância no início da carreira. Portanto, entender por que ele é tão importante e como cultivar um networking de qualidade é essencial para o seu sucesso.

Quer descobrir a importância do networking para começar a sua carreira? Então continue a leitura e entenda mais sobre o assunto agora mesmo!

Networking: um conceito popular mas que poucos entendem

Networking é a palavra em inglês para rede de contatos profissionais. Porém, apenas traduzir o conceito não é suficiente para que você entenda, efetivamente, o que ele significa.

Essa palavra está relacionada a um conjunto de pessoas que se conhecem e trocam conhecimentos entre si para melhorar as suas competências, resolver problemas ou gerar boas soluções para o mercado. São pessoas que compartilham problemas dentro ou fora da empresa, de forma a trabalhar em conjunto para ultrapassar os obstáculos de carreira que eles têm.

Portanto, diante dessa definição, fica claro que os seus contatos das redes sociais podem ou não ser considerados como parte do seu networking. Isso porque o conceito não se refere a apenas conhecer ou ter visto alguém, mas efetivamente estabelecer e manter uma relação com a pessoa.

Isso também não significa que apenas aquelas pessoas que trabalham diretamente com você fazem parte do seu networking. Ele está relacionado a um potencial de trabalho, pessoas que confiam mutuamente umas nas outras para trabalharem juntas quando necessário. Pode ser que você nunca trabalhe com aquele profissional que admira e mantém contato, mas ele continua fazendo parte do seu networking.

A importância da rede de contatos para a busca por oportunidades

A rede de contatos é, portanto, um grupo de suporte profissional, formado por pessoas com as quais você troca informações e conhecimentos. Portanto, é uma ótima forma de encontrar as melhores oportunidades para a sua carreira!

Para entender melhor como funciona, imagine que você tem o sonho de trabalhar na empresa A e, em um evento, conhece o recrutador dessa mesma organização. Quando você cria uma relação de confiança com essa pessoa, ela pode pensar em você quando surgir uma vaga na empresa adequada ao seu perfil e abrir portas para que você entre na organização.

Mas esse é apenas um exemplo de como o networking pode ajudar. Pode ser que você encontre alguém com ideias e objetivos profissionais semelhantes que pode, inclusive, se tornar o seu novo parceiro em uma empresa nova. Também pode vir de ideias compartilhadas na sua rede uma solução para um problema que a empresa enfrenta ou dicas de como se posicionar profissionalmente e alcançar o próximo passo da sua carreira.

As dicas para estabelecer um networking de qualidade

Você já percebeu que o networking é central para o sucesso da sua carreira. Mas, sabe como estabelecer — e manter — um networking de qualidade? Se não, está na hora de descobrir!

O primeiro passo nesse aspecto é entender onde estão os profissionais que podem fazer parte do seu networking. Você, provavelmente, já cruzou com vários durante a graduação, dentro de sala de aula ou em projetos de extensão ou outras atividades complementares. Além disso, frequentar cursos e eventos da sua área, principalmente aqueles que incluem momentos de discussão, resolução de problemas em conjunto e troca de informações é fundamental.

Participar de feiras nas quais os recrutadores das empresas dos seus sonhos estão também é uma ótima alternativa. Além disso, você ainda pode investir em grupos de discussão nas redes sociais para encontrar pessoas que passam por questões semelhantes às suas ou que têm objetivos parecidos.

Após encontrar essas pessoas, é importante entender como manter a relação. Para isso, troque contatos, converse sobre coisas em comum e entenda como um pode contribuir com o trabalho do outro. Afinal, qualquer relação é uma troca, na qual você oferece determinados conhecimentos enquanto adquire outros.

Portanto, entenda como você pode ajudar e se engaje para fazer isso. Observe os principais desafios do outro profissional, indique contato de pessoas que trabalham na mesma área e busque manter uma relação de confiança. Isso deve ser feito a longo prazo, o que significa que você precisa alimentar o seu networking frequentemente.

A experiência imersiva que potencializa o seu networking

Uma das formas de aumentar o seu networking é por meio da participação em uma experiência imersiva. Esse é um tipo de programa no qual os profissionais, principalmente jovens que buscam a oportunidade de ouro para iniciar a sua carreira, se encontram com recrutadores de diversas empresas.

Nesse tipo de experiência, você passa por uma série de situações, como palestras, discussões e resolução de cases. Com isso, além de conhecer o recrutador da empresa dos seus sonhos e estabelecer uma relação com ele — podendo conquistar a sua vaga —, você ainda tem contato com uma série de outros profissionais que têm objetivos e características parecidas com as suas.

Portanto, mesmo que você não conquiste uma vaga de emprego nesse momento, é possível ampliar a sua rede de contatos e iniciar relações de confiança com outros profissionais. Pode ser, inclusive, que a sua nova empresa de sucesso surja nesse encontro.

Como você pode perceber, networking vai além de contatos na agenda ou nas redes sociais. Esse conceito está relacionado a estabelecer relações com pessoas que têm objetivos e características semelhantes às suas e podem ajudar a abrir as portas da oportunidade dos seus sonhos.

Eventos, como a experiência imersiva, podem ser fundamentais para aumentar o seu networking e potencializar o sucesso da sua carreira desde o início da sua trajetória profissional.

Quer descobrir quais são as oportunidades abertas para você? Então acesse nosso site agora mesmo e se inscreva na vaga dos seus sonhos!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-