Processo seletivo de estágio: como se destacar?

6 minutos para ler

Uma das etapas mais aguardadas da vida universitária é a prática profissional. Afinal, o estudante passa anos estudando teorias e quer aplicá-las no mercado. Para garantir uma vaga, quase sempre é preciso enfrentar um processo seletivo de estágio.

Esse momento deixa muitos universitários apreensivos e isso é comum, pois se trata de um universo até então desconhecido. Por isso, se preparar para um processo seletivo de estágio é fundamental. Assim, suas chances aumentam e é muito mais fácil se sentir confiante e deixar o nervosismo de lado.

Continue a leitura e descubra o melhor caminho para se destacar em uma seleção para estágio.

Qual a importância de um estágio?

Precisamos enfatizar a relevância de um estágio para a trajetória de um profissional. Trata-se da entrada no mercado de trabalho na área em que a pessoa decidiu atuar.

Fazer um estágio é uma experiência enriquecedora não apenas profissionalmente. É a oportunidade de desenvolver habilidades de comunicação, de trabalho em equipe e de criatividade.

Estagiar também traz conexões valiosas com profissionais já estabelecidos no mercado e, dependendo da empresa em que você atuar, será possível conhecer diferentes formas de ver o mundo — isso é importante para a bagagem de quem está começando.

Como são os processos seletivos atualmente?

O cenário do processo seletivo para estágio vem mudando com o tempo. Atualmente, grandes corporações realizam seleções anuais a nível nacional e costumam divulgar as oportunidades pela internet.

O digital tem integrado grande parte do recrutamento e seleção. Com a tecnologia, as empresas conseguem alcançar mais candidatos, ter filtros específicos, fazer análises e realizar parte do processo a distância.

Por isso, é importante que o estudante que busca um estágio esteja ligado nas tendências digitais e saiba usar meios tecnológicos. Isso vale tanto para se mostrar de forma positiva, quanto para encontrar vagas e participar de um processo seletivo de estágio.

Para exemplificar, podemos citar algumas seleções que começam online, com cadastros, questionários, testes de idiomas e até mesmo gravação de vídeos. Após uma grande peneira realizada pela corporação, aí sim os candidatos são chamados para entrevistas e testes presenciais.

Quais as principais formas de se destacar e conseguir um estágio?

Você já conferiu até aqui muitas informações que podem lhe ajudar a passar por um processo seletivo de estágio, mas vamos falar ainda mais. Separamos algumas maneiras de se destacar em uma seleção e garantir que você vai entrar no mercado de trabalho com o pé direito!

Conhecer a área de atuação

Ter um conhecimento profundo da sua área de atuação pode lhe dar diversas vantagens. A primeira delas é poder explorar várias possibilidades de segmento profissional na hora de buscar um estágio.

Outro benefício é mostrar ao recrutador que você está por dentro da profissão que quer seguir. Assim, ele saberá que você já conhece as atribuições e os desafios de um profissional da sua área.

Ter cursos extracurriculares

Sabemos que o estágio é o primeiro emprego de muitos estudantes e, por isso, eles acabam ficando sem experiências para acrescentar ao currículo. Isso não precisa ser necessariamente um problema, afinal, você está ali justamente para aprender e começar sua carreira.

Para incrementar sua ficha, você pode acrescentar cursos e atividades extracurriculares. Bons exemplos são:

  • palestras;
  • minicursos;
  • congressos acadêmicos;
  • participação em grupos de pesquisa;
  • programas de voluntariado.

Apresentar essas informações vai mostrar que você está sempre ativo e gosta de aprender e se aperfeiçoar profissionalmente.

Saber como aplicar as experiências acadêmicas

Você com certeza já aprendeu muito em seu curso universitário. Agora, é importante que demonstre que sabe como aplicar esse conhecimento no mercado de trabalho.

Durante uma entrevista você pode citar as disciplinas que gostou de cursar ou algum conteúdo que você sabe que vai usar na empresa. Na hora de se preparar para um processo seletivo de estágio, você ainda pode perguntar a algum professor da área um pouco mais sobre a aplicação da teoria na prática profissional.

Desenvolver competências socioemocionais

Além das habilidades técnicas na área, apresentar competências socioemocionais na hora de uma seleção pode ser a vantagem que você precisa para garantir a vaga.

As empresas têm valorizado bastante as soft skills, que são habilidades de comunicação e de sociabilidade que agregam ao ambiente de trabalho. Por isso, não deixe de mencionar as que você tem no currículo ou entrevista.

Entre as principais competências estão:

  • facilidade de relacionamento;
  • trabalho em equipe;
  • inteligência emocional;
  • criatividade;
  • flexibilidade;
  • liderança;
  • pensamento crítico.

Ser flexível

Você pode querer muito atuar em uma determinada área da sua profissão, mas nem sempre isso é possível logo no início da trajetória. Ter isso em mente pode abrir mais portas, já que as possibilidades de estágio se ampliam.

Mesmo que você não comece onde quer, apenas estar em uma boa empresa vai agregar valor ao seu currículo. E é claro que dali você pode ganhar confiança para mudar de cargo e até mesmo ser efetivado no futuro.

Mostrar desejo em aprender e colaborar

Você não tem experiência e ainda precisa garantir mais atividades extracurriculares? Não deixe de tentar um processo seletivo de estágio por isso. O que muitos empregadores buscam são pessoas dispostas a aprender e colaborar com o sucesso da organização.

Profissionais que sejam motivados e engajados na empresa são um verdadeiro diferencial. Por isso, mostre que você conhece a empresa, o que vê de positivo nela e deixe claro seu desejo de agregar e trabalhar com o time para o crescimento daquele negócio.

Saber expor seus pontos fortes

Por fim, é importante saber como mostrar ao recrutador seus pontos fortes, tanto as coisas que você já sabe quanto suas qualidades pessoais.

Antes de uma seleção você pode fazer uma lista de suas habilidades e competências, assim terá tudo na ponta da língua ao ser questionado. Além disso, você pode pensar em fatores que ainda precisa desenvolver e mostrar que está disposto a isso para o empregador.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a se preparar para um processo seletivo de estágio. Sabemos que esse é um momento especial e de grande expectativa para todo jovem profissional. Por isso, não deixe de seguir nossas dicas e você certamente vai se destacar e garantir uma oportunidade.

Convidamos você a assinar nossa newsletter e receber mais conteúdos como este. Afinal, estar ligado nas tendências é fundamental para conseguir uma vaga de estágio.

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-