Programa de trainee: esclareça suas principais dúvidas

6 minutos para ler

O sonho da maioria dos jovens profissionais é trabalhar em uma grande empresa que tenha uma cultura organizacional sólida e que invista no desenvolvimento de seus colaboradores. Mas como conseguir isso? Um dos melhores caminhos é o programa de trainee.

Neste texto vamos mostrar como funciona esse tipo de programa, como conseguir uma vaga e o que você pode esperar dessa experiência. Continue a leitura e entenda!

O que são programas de trainee?

O principal objetivo de empresas que apostam em um programa de trainee é garimpar jovens talentos com alto potencial, investir na carreira dessas pessoas e, assim, garantir equipes de alta performance no futuro.

Ao longo do programa, os gestores poderão moldar os profissionais dentro da organização, observando as habilidades que cada um tem e desenvolvendo-as ao máximo ao longo de um período.

Esse investimento retorna para a própria empresa, já que o trainee emprega todo seu potencial produtivo na corporação. E é claro que, para o profissional, a experiência é extremamente valiosa.

Vamos falar, a seguir, de mais algumas particularidades de um programa de trainee.

Público-alvo

Geralmente, o público-alvo de um programa de jovens talentos é formado por pessoas entre 22 e 30 anos que estejam concluindo a graduação ou tenham terminado o curso há menos de dois anos. Em relação à área de estudos, cada empresa pode buscar por um grupo diferente, mas, em geral, as organizações abrem vagas para as mais diversas formações.

Salário

O salário de um programa de trainee costuma ser bem alto em relação ao mercado tradicional, girando entre R$ 3 e R$ 5 mil mensais. No entanto, o motivo desse valor é justamente o perfil dos candidatos e as exigências que são feitas, tanto no processo seletivo quanto durante os anos de trabalho.

Além disso, trata-se de um real investimento da empresa no profissional e espera-se que seu potencial gere resultados altos.

Responsabilidades

Uma das características dos programas de trainee são os intensos desafios aos quais o profissional é submetido em sua rotina. Trata-se de um verdadeiro treinamento em que o jovem é desenvolvido nas mais diversas habilidades, como administração do tempo, liderança, planejamento e criatividade.

Por vezes, ele é realocado em diferentes áreas de atuação, assim pode adquirir mais experiência e conhecer todos os braços da empresa.

Plano de carreira

A expectativa de subir os degraus da empresa é bem maior em um programa de trainee. Em muitos casos, o profissional termina o programa e assume um cargo gerencial. Isso vai depender, é claro, do desempenho que ele apresentou no programa e do potencial que a liderança enxerga nele.

Qual é a diferença entre estágio e trainee?

Você já deve ter notado como um programa de jovens talentos difere de um estágio. O estágio busca dar a primeira experiência profissional, oferecendo a oportunidade de colocar em prática o que foi aprendido na universidade.

O trainee, por outro lado, precisa apresentar experiência prévia, competências pessoais valiosas e habilidades relevantes que mostrem potencial para cargos de responsabilidade na empresa. Além disso, a diferença de salário entre as duas funções é bem significativa.

Como funciona a seleção para ser trainee?

O processo seletivo para um programa de trainee pode ser longo e bastante exigente. O principal motivo é o número cada vez maior de pessoas que buscam esse tipo de vaga, o que leva as empresas a criarem o máximo de filtros para chegar aos candidatos ideais.

Para concorrer, a primeira etapa é a de inscrição. Grandes empresas costumam abrir seleções para trainee anualmente. Os candidatos precisam informar os dados pessoais em um site específico, colocando também informações do currículo como experiência, idade, nível de inglês e formação.

Em seguida, começam os testes, que geralmente são realizados em ambiente online. Assim, pessoas de qualquer cidade podem participar, mesmo que morem longe. Por conta das vantagens de um programa de trainee, muitos se dispõem a mudar de cidade ou estado para viver essa experiência.

Alguns testes comuns na seleção de trainee são:

  • raciocínio lógico;
  • língua portuguesa;
  • inglês avançado;
  • psicológico;
  • conhecimentos específicos da área de formação.

Candidatos que passam pela fase de testes são convidados a participar de entrevistas presenciais ou à distância. Nesse momento, os conhecimentos são novamente testados, principalmente a fluência em idiomas.

Também é nessa etapa que o profissional pode mostrar seu interesse em trabalhar com aquela empresa, sua disponibilidade e flexibilidade para atuar nas mais diversas áreas e receber os mais diversos desafios.

Qual o perfil de um trainee?

Conseguir uma vaga de trainee não é uma tarefa simples. As seleções são extremamente rigorosas e apenas os melhores talentos permanecem até as fases finais. Por isso, é preciso saber se você tem o perfil que as empresas buscam. Listamos algumas características que chamam a atenção dos recrutadores.

Soft skills

Habilidades técnicas são importantes, mas existem soft skills que você precisa ter se quiser pleitear um cargo de trainee. Competências socioemocionais como inteligência emocional, empatia, proatividade, facilidade de relacionamento e criatividade são muito importantes na rotina de uma grande empresa.

Liderança

Se você é um líder nato, pode já estar um passo a frente em uma seleção de trainee, já que os recrutadores buscam jovens profissionais que possam se tornar excelentes gestores. Afinal, eles esperam desenvolver ao máximo esses candidatos para colocá-los em cargos altos no futuro.

Experiência internacional

Apesar de não ser uma exigência, a vivência internacional é um peso positivo no currículo de quem se candidata a trainee. Isso porque, além da fluência em um idioma que morar no exterior proporciona, a bagagem cultural adquirida é um item valioso.

Energia

Estar em um programa de trainee exige do profissional dedicação completa a uma intensa rotina de trabalho com desafios e, com certeza, muitas conquistas. As empresas buscam pessoas que sejam enérgicas, determinadas e resilientes para ultrapassar os obstáculos do mercado corporativo.

Se você está preparado para vestir a camisa e estar constantemente motivado a crescer e alcançar resultados, então você tem o perfil para um programa de trainee! O melhor caminho para garantir sua vaga é se preparar bastante e ficar de olho nas diversas companhias que abrem vagas periodicamente.

Entre as empresas mais cobiçadas para um programa de jovens talentos estão:

  • Ambev;
  • Itaú Unibanco;
  • Unilever;
  • Santander;
  • Votorantim;
  • Johnson & Johnson.

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a entender melhor a dinâmica de um programa de trainee, assim como suas vantagens e desafios. Essa certamente é uma experiência de grande valor para um jovem profissional e vale a pena se preparar e acompanhar os processos seletivos.

Se você quer ficar por dentro de mais novidades e tendências desse universo, siga a gente no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-