Testes online para vagas de estágio: como se preparar?

6 minutos para ler

É cada vez mais comum que empresas convoquem candidatos a vagas de estágio para testes online. Você já se deparou com alguns deles? Se sim, deve ter percebido que eles têm diferentes temas e níveis de complexidade.

A fim de facilitar para quem está buscando conseguir uma vaga de estágio, elaboramos um conteúdo especial que vai ajudar na preparação para esse momento.

Então continue a leitura e observe as particularidades dos testes online para estágio e como você pode se preparar para ter um ótimo desempenho neles!

Por que as empresas adotam testes online?

Os testes online são uma tendência do século XXI por várias razões. Uma delas é o desenvolvimento que a tecnologia e a internet tiveram nos últimos anos. Há 20 anos, poucas pessoas tinham acesso a um computador com internet. Hoje, grande parte dos jovens brasileiros já consegue acessar a rede.

Com essa mudança, empresas que buscam estagiários conseguem alcançar candidatos de forma muito mais rápida e ampla. Por meio de testes feitos pela internet, você pode concorrer a uma vaga sem sair de casa, mesmo que a organização esteja localizada em outra cidade ou estado.

Mais uma vantagem que faz com que as empresas usem testes online é a facilidade de “peneirar” os candidatos usando ferramentas de inteligência artificial. Com todos os dados digitalizados, o recrutador não precisa corrigir as provas individualmente, já que o próprio sistema se encarrega de fazer essa parte. Isso poupa tempo tanto para o RH quanto para os candidatos.

Assim, no decorrer dos diversos testes que a corporação oferece aos inúmeros candidatos, a quantidade de pessoas selecionadas vai se afunilando. No fim, quem teve as melhores pontuações é convidado para as etapas mais pessoais para que a seleção termine.

Quais são os testes mais comuns?

Cada empresa pode escolher adotar diferentes tipos de testes online para a seleção de estágio. No entanto, alguns deles são mais comuns e você provavelmente vai encontrá-los em algum momento de sua jornada profissional. Vamos falar um pouco deles.

Lógica

Esse tipo de teste é desafiador é tem como objetivo provar sua capacidade de raciocínio e resolução de problemas. As questões podem apresentar um pequeno texto com um problema a ser resolvido.

Embora algumas demandem um pequeno cálculo, isso não quer dizer que apenas pessoas da área de exatas podem se dar bem. Na verdade, a interpretação de texto e a frieza na análise contam muito para essa etapa.

Gramática

O português formal também é testado pelas empresas, afinal, é requisito para um bom profissional dominar a língua. Por isso, você pode se deparar com questões que vão solicitar o uso das palavras e expressões corretas na formulação de frases.

Línguas

O domínio de uma língua estrangeira — em geral, do inglês — é um pedido de quase todas as empresas que abrem vagas para estágio. Os testes vão buscar descobrir principalmente se o candidato consegue ler e interpretar sentenças que farão parte de sua rotina de trabalho.

Comportamento

Também é possível que você seja submetido a testes de comportamento e personalidade. Nesses casos, basta responder fielmente às perguntas, usando o máximo de sinceridade para mostrar suas qualidades e atitudes, além de pontos que precisam ser desenvolvidos.

Como os testes funcionam?

Para que você não se surpreenda ao abrir o ambiente digital da seleção de estágio, vamos falar um pouco sobre a dinâmica dos testes online.

Em primeiro lugar, é importante entender que dificilmente esses testes serão enviados por e-mail ou redes sociais. Geralmente, eles são disponibilizados em plataformas digitais específicas e personalizadas com as informações da corporação.

Você deve realizar um cadastro e fazer login em uma dessas páginas, onde poderá apertar um botão para iniciar a prova. Nesses ambientes você também deve encontrar diversas informações sobre o processo seletivo, como prazos e instruções para a realização do teste.

Após clicar para iniciar o teste online, o tempo provavelmente começará a ser cronometrado. Na verdade, pode acontecer de ele ser um fator determinante para a triagem de candidatos.

As questões costumam ser de múltipla escolha e, em muitos casos, podem apresentar imagens, vídeos e áudios. Ao final, você provavelmente receberá uma nota e será liberado ou não para a etapa seguinte, dependendo do seu desempenho.

Como se preparar para a seleção online?

Sabendo como funciona a distribuição dos testes online e o que você pode esperar deles, está na hora de se preparar! Veja o que pode te ajudar a garantir nota máxima nesse desafio.

Faça simulados

Existem diversos simulados de inglês, raciocínio lógico e português disponíveis na internet. Com eles você pode testar seus conhecimentos e entender quais são os tipos de perguntas mais comuns.

Fazer simulados também pode ajudar a marcar o tempo que você costuma levar para responder às questões. Caso a empresa tenha testes de conhecimentos específicos, revise seus materiais de estudo da universidade e peça ajuda a professores das áreas abordadas.

Escolha o melhor horário

A vantagem de testes online é que eles podem ser realizados em qualquer hora do seu dia. Isso é excelente, já que você pode encontrar um momento em que seu cérebro esteja mais atento e seu corpo esteja descansado.

Opte pelo local ideal

Antes de começar, escolha um local silencioso e confortável. É importante se preparar psicologicamente para esse momento, já que muitos acabam ficando nervosos. Aproveite para avisar outras pessoas que moram com você sobre o teste, de modo que você evite interrupções e barulhos que possam prejudicar sua concentração.

Reúna os acessórios necessários

Separe também alguns acessórios que podem ser úteis na realização do teste, como papel e caneta, uma calculadora e dicionários de inglês e português. Confira a bateria do seu notebook e a velocidade da sua internet. Não queremos imprevistos, certo?

Conheça as regras

Leia atentamente todas as regras do processo seletivo, anotando os pontos principais, como datas e horários, para que você não se esqueça de nada. Procure saber quantas questões cada teste tem e qual é o tempo limite. Assim você descobre quanto tempo em média pode gastar em cada questão.

Seguindo essas dicas você consegue se preparar e realizar os testes online para processos seletivos de estágio de forma muito mais tranquila. As chances de obter um melhor desempenho após uma preparação cuidadosa são muito maiores. Desejamos boa sorte e bons estudos!

Se você quer acompanhar mais dicas e vagas para estágios, é só seguir a Newik no Facebook, Instagram e LinkedIn!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-