Você sabe a diferença entre estágio e trainee? Descubra aqui!

6 minutos para ler

Se você está cursando uma graduação, com certeza, se depara frequentemente com assuntos sobre estágio e trainee. No entanto, muitos alunos não entendem exatamente as diferenças entre eles.

Saber quais são as particularidades de um e outro vai ajudar você a tomar melhores decisões ao longo do curso para aproveitar as oportunidades de prática profissional que estágio e trainee podem oferecer.

Quer saber mais? Está na hora de você tirar todas as suas dúvidas sobre esses dois processos. Continue a leitura e descubra!

Para que serve e como funciona o estágio?

Para começar, podemos dizer que as principais diferenças entre estágio e trainee estão relacionadas:

  • ao objetivo;
  • às vantagens;
  • às responsabilidades;
  • ao salário.

Objetivo

O estágio tem como principal objetivo ser o primeiro contato com a rotina profissional que o estudante de alguma graduação vai ter. Durante um curso universitário, são aplicadas diversas teorias sobre a profissão. O estudante também recebe aulas práticas, mas, em algum momento, é preciso aplicar tudo isso do lado de fora das paredes da faculdade.

A intenção ao conseguir uma vaga de estágio é conhecer o dia a dia profissional e unir os conhecimentos. Afinal, durante esse processo também é possível aprender bastante e usar na sala de aula novos saberes.

Vantagens

O aprendizado com certeza é a principal vantagem do estágio, mas ainda existem outros benefícios. Um deles é o contato com outros profissionais experientes da área.

Ao integrar a equipe de uma empresa, o estudante pode conhecer muita gente e criar relacionamentos valiosos para sua carreira. É o que chamamos de networking: a criação de uma rede de contatos que, futuramente, pode gerar oportunidades para você.

Outro benefício é a possibilidade de contratação depois que o estagiário se forma. Para isso, é importante ter um bom desempenho durante os meses ou anos de atuação na empresa.

Responsabilidades

Podemos dizer que quem entra em um estágio vai “colocar a mão na massa”, afinal, ele está ali para praticar tudo que já aprendeu. Porém, ele tem responsabilidades menores do que um profissional já formado.

Além disso, estagiários em geral são supervisionados por pessoas com cargos superiores, que possam instruir e ajudar no aprimoramento de habilidades.

Salário

Uma das grandes diferenças entre estágio e trainee é o salário. De acordo com a lei do estágio, quando ele é obrigatório para que o estudante possa se formar, ele não precisa necessariamente ser remunerado pela empresa contratante. É como se ela oferecesse uma oportunidade para o aluno adquirir prática.

Mas existem diversos estágios remunerados que abrem processos seletivos e pagam salários e benefícios. Por ser a primeira atuação profissional e ter menos responsabilidades, o estagiário vai receber menos do que o piso da categoria.

Qual é o objetivo e a dinâmica do trainee?

Agora vamos falar do trainee, que é outro momento da carreira de um profissional. Vamos usar os mesmos tópicos para mostrar como estágio e trainee têm diferenças.

Objetivo

A palavra trainee deriva de “em treinamento”. Sendo assim, esse também é um cargo de experiência profissional. No entanto, ele é voltado para quem está nos últimos períodos da faculdade ou acabou de se formar. Processos seletivos para vagas de trainee, em geral, buscam jovens mais preparados que possam se destacar na profissão e contribuir com o crescimento da empresa.

Assim, o principal objetivo do trainee é atuar com eficiência e inovação na empresa, aplicando não apenas conhecimentos adquiridos na faculdade, como também soft skills que ajudem no seu desempenho.

Vantagens

Ingressar em uma oportunidade de trainee tem grande valor para o jovem profissional, já que as chances de contratação após o período são grandes. Isso porque as empresas buscam no trainee profissionais que cresçam ali dentro e façam uma carreira de sucesso.

Mais um benefício é o tempo de contrato preestabelecido. Em geral, os processos seletivos de trainee são para atuação de dois anos. Assim, é possível ter certa segurança e criar um plano de carreira.

Estágio e trainee têm como vantagem o conhecimento de outros profissionais no ambiente de trabalho. Esse contato é muito importante, principalmente para quem está no início da trajetória.

Responsabilidades

Um trainee tem responsabilidades reais, muito mais similares às de um profissional já formado. Mesmo assim, ele vai ser supervisionado e pode contar com a ajuda de gestores. No entanto, espera-se do trainee uma atuação de alta performance, mais enérgica e que traga soluções inovadoras para o contexto empresarial.

Salário

Por seu papel estratégico e por conta do cuidadoso processo seletivo ao qual é submetido, o trainee tem alto valor de mercado. Os salários para esse cargo costumam ser bem satisfatórios, principalmente em grandes empresas.

Além disso, muitas companhias também oferecem benefícios adicionais, como plano de saúde, vale-refeição e vale-transporte, vale-cultura e participação nos lucros.

Quando optar por estágio ou trainee?

Agora que você entende todos os detalhes de estágio e trainee, fica mais fácil saber quando escolher entre um e outro, certo?

Resumindo, você deve buscar um estágio para ter sua primeira experiência na sua área de atuação profissional. É interessante fazer isso quando já tiver cursado alguns períodos da faculdade, assim você já terá conhecimento teórico para colocar em prática.

É claro que você pode ter mais de um estágio durante o curso. Isso é positivo, principalmente se você quer entender mais sobre diversas áreas dentro da sua profissão. Toda experiência é válida!

Já no caso do trainee, comece a participar de processos seletivos nos dois ou três últimos períodos do seu curso universitário. Não esqueça de ler os editais e conferir as exigências em relação à idade e ao status da graduação.

Os primeiros anos após sua formação também são ótimos momentos para buscar uma oportunidade de trainee. Você terá conhecimento suficiente adquirido em aulas e estágios e vai estar com a preparação necessária para se destacar no cargo.

Gostou de entender as diferenças e vantagens entre estágio e trainee? Essas informações com certeza deixam qualquer estudante curioso e empolgado para encarar esses desafios da carreira.

Que tal compartilhar este artigo em suas redes sociais? Assim você ajuda mais universitários a entenderem quais são as oportunidades disponíveis para quem cursa uma graduação.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-